Encantos da Alma (11/03/2012)
1.ª hora: Janam (EUA/Balcãs)
“Janam, que quer dizer “A minha alma”, é um sexteto fundado nos EUA, pela italiana Juliana Graffagna, uma das vocalistas do grupo feminino Kitka. Fazendo um conjunto inovador que explora uma variedade estonteante de estilos, os Janam elaboram uma mistura eclética de música dos Balcãs, romani, sefardita e das raízes americanas, para além de alguns originais inspirados, demonstrando que o sopé dos Balcãs se prolonga pelos Apalaches e que vai até Oakland.
Constituído por músicos virtuosos da Bay Area, nos EUA, os Janam incluem também um multi-instrumentista que tocou com os dervishes e um dos melhores clarinetistas dos Balcãs. A experiência coletiva dos Janam inclui décadas de tournées nacionais e internacionais, participação em grupos como os Stellamara, Edessa e Gamelan X e colaborações com Le Mystère des Voix Bulgares, Sadovska Mariana e com o artista de rap, Mr. Lif.
Até à data, o ensemble editou apenas o registo ”Janam” (2010 Lovesick Babel), composto por temas tradicionais da Hungria, Grécia, Albânia, Turquia, Macedónia, Bulgária e EUA, temas dos ciganos da Macedónia e da Rússia e dos judeus sefarditas da Grécia, bem como dois originais de Juliana Graffagna. Cada canção, na sua estrutura mais simples e imediata, está recheada de pormenores apreendidos a milhares de quilómetros de distância. Mas sem exageros fáceis ou delírios étnicos. Partindo, essencialmente, do folclore dos Balcãs, os Janam oferecem-nos pitadas de sonhos, músicas enleantes e baladas sensuais que invocam rouxinóis e olhos escuros, bem como o amor quente e as depressões frias das montanhas mais musicais da Europa e da América.”
(07) Yedi Küle (4:40)
(08) Idi da go sakas (4:44)
(01) Regélök, míg élök /Dorian Dance (6:02)
(15) Solnysko (4:25)
2ª Hora: Accentus Austria (Áustria)
“Fascinado pelo património único e multicultural da Espanha, fonte de enriquecimento para toda a sua música renascentista, o grupo Accentus Austria dedica-se preferencialmente à música antiga espanhola desde a sua fundação, em 1992.
Durante a sua existência, os Accentus Austria desenvolveram um repertório que abarca desde os improvisados romances sefarditas de transmissão oral à arte e música popular a partir de 1500 e à sumptuosa e variável música polifónica – tanto sacra como popular – dos últimos anos do século XVII. No entanto, os Accentus Austria dedicam-se, ainda, à música do século XVI do Império Austríaco; igualmente multicultural, esta música viu a unificação das correntes artísticas da Alemanha, Países Baixos, Espanha, Itália, Hungria e até do Império Otomano, dando lugar a uma mistura excecionalmente rica, com uma influência que perdurou desde o período clássico.
Os Accentus Austria são dirigidos pelo austríaco Thomas Wimmer e, conforme o programa, variam de 3 a 16 elementos. Têm uma vasta discografia, da qual vamos divulgar a dedicada à música dos judeus sefarditas: “Sephardic Romances” (1995 Naxos) e “Romances Séfarades dans l’empire de la Sublime Porte” (2006 Arcana).”
(11) Esta montaña d’enfrente (3:33) “Sephardic Romances”
(06) El sueño de la hija del rey (5:08) “Romances Séfarades dans l’empire...”
(04) Partos trocados (5:54) “Sephardic Romances”
(08) Hermanas reina y cautiva (3:32) “Romances Séfarades dans l’empire...”
(10) Êl yivne haggalil (2:47) “Romances Séfarades dans l’empire de la Sublime Porte”
Sem comentários:
Enviar um comentário