Encantos da Alma (11/12/2011)
Destaques:
“Dia 11 de Dezembro, data do nascimento de Carlos Gardel, o cantor de tango mais famoso da Argentina, comemora-se, o Dia do Tango em Buenos Aires.
Partilhando uma grande paixão pela cultura argentina e, em especial, pelo tango, três dj’s (o francês Philippe Solal, o suíço Chistoph Müller e o argentino Eduardo Makaroff) formaram o Gotan Project, em 1999 para mostrar ao mundo uma arrojada e inovadora fusão entre o tango tradicional e a moderna electrónica e entre o antigo e o contemporâneo. O nome da banda vem, curiosamente, da inversão das sílabas da palavra tango, seguindo o costume da gíria argentina de pronunciar as palavras "al revés", ou seja, de trás para a frente.
A carreira do Gotan Project começou em 2000 com a edição do single Vuelvo Al Sur, mas o grupo só atinge a popularidade em 2001, com o álbum de estreia “La Revancha del Tango”, vencedor do Prémio de Revelação do World Music Awards da BBC, em 2003. Os outros discos de estúdio do Gotan Project, editados até à data, (“Lunático”, de 2006 e “Tango 3.0”, de 2010) reforçam a intenção da banda adoptar elementos de géneros tradicionais argentinos e de os trabalhar no contexto da música de dança, numa perfeita fusão de tango e milonga com house, dub, hip hop ou trip hop.
Em 2011, o Gotan Project optou por fazer uma retrospetiva da sua curta carreira, lançando o seu “Best of” e reeditando o primeiro álbum com novas misturas e um novo título (“La Revancha en Cumbia”).”
(01) Tango Square (3:44) “Tango 3.0”
2.ª Hora: Ensemble Syntagma (Rússia)
“O Ensemble Syntagma, especialista nos repertórios medieval, renascentista e barroco, fundado por Alexandre Danilevski, compositor e músico de Saint-Petersbourg, radicado em França, acaba de editar um novo disco. Da sua excelente discografia, constam “Musique Baroque Russe” (Pierre Vérany, 2002), “Touz esforciez: Trouvères en Lorraine” (Pierre Vérany, 2004), “Gautier d'Epinal: Remembrance" (Challenge Records Int., 2007) e “Stylems – Italian Music From The Trecento” (Challenge Records Int., 2008) e “Rosa e Orticha” (Carpe Diem, 2011), dedicados a produções pouco conhecidas nos meandros da música antiga.
Ao longo da sua carreira, o Ensemble Syntagma tem abordado, sobretudo, a música dos mais importantes compositores dos séculos XIII e XIV, nomeadamente Eguidius da Francia, da segunda metade do século XIV, que encaixa bem a sua música com o estilo das peças da alla francesca; Bartolino da Padova (c.1365-1405), compositor italiano e membro da ordem dos Carmelitas, que provavelmente viveu em Florença; Don Paolo da Firenze (c.1355-c.1436), sobejamente conhecido pela sua brilhante carreira como diplomata, clérigo e teórico de música; Gautier d’Épinal (c.1205/1230-c.1272), o compositor mais brilhante e original da história de Lorraine, que antecedeu em cerca de meio século as inovações da Ars Nova (Trecento); e Jehan de Lescurel (? - 1304), um dos primeiros representantes da Ars Nova.”
(09) Lauda (Anónimo) (Instrumental/Leitura do texto) (6:00) “Rosa e Orticha”
(16) Donna s’amor (Eguidius da Francia) (3:13) “Rosa e Orticha”
(02) Bien se peüst… (Jeannot de L’Escurel) (3:01) “Touz Esforciez”
(01) Che Ti Zova Nasconder (Anónimo, séc XIV) (5:10) “Stylems”
Sem comentários:
Enviar um comentário