domingo, 18 de dezembro de 2011

40. Istanbul Oriental Ensemble (Turquia) / Ensemble Martín Códax (Espanha)

Encantos da Alma (18/12/2011)
Destaques:
1.ª Hora: Istanbul Oriental Ensemble (Turquia)
“O Istanbul Oriental Ensemble, liderado pelo percussionista Burhan Öçal, inclui alguns dos melhores músicos rromani da Turquia. Considerado um dos grupos que melhor preserva o estilo da música tradicional cigana, já atuou em Portugal, nomeadamente no Porto, em Lisboa, em Portimão e em Santo André.
Baseando-se na música popular de regiões que vão de Istambul à Trácia, e que remonta, sobretudo, aos séculos XVIII e XIX, o Istanbul Oriental Ensemble elabora composições que refletem o amor dos ciganos pela natureza e a influência das grandes migrações, expressando, ainda, a sua intensa paixão pela vida quotidiana. No entanto, o repertório deste ensemble inclui também algumas antigas canções de amor turcas, peças contemporâneas e improvisações próximas de uma banda sonora das “mil e uma noites”, compostas por membros da banda.
Usando instrumentos tradicionais, o Istanbul Oriental Ensemble tem criado, ao longo dos tempos, ambientes que misturam tradição, exotismo e modernidade, tendo editado, até à data, os registos Gypsy Rum(1995),Sultan’s Secret Door (1997), “Caravanserai(2000) e Grand Bazaar(2006). Desses álbuns, vamos ouvir 3 temas, com cerca de 20 minutos de música.”
(02) Nihavent Oriental (6:49) “Sultan’s Secret Door”
(01) Katar (8:38) Caravanserai”
(01) Elden Ele (4:51) Grand Bazaar”

2.ª Hora: Ensemble Martín Códax (Espanha)
“O grupo de música antiga Martín Códax, da Galiza, estuda e interpreta o repertório musical escrito, desde a Idade Média até ao Renascimento, dedicando especial atenção à composta nos séculos XII, XIII e XIV.
Desde a sua fundação, em 1993, o ensemble tem o propósito de divulgar a música medieval, sobretudo, a lírica galaico-portuguesa e, particularmente, a música relacionada com o “Caminho de Santiago”. Por outro lado, o grupo tem colaborado com editoras galegas na difusão da literatura medieval, destacando-se a sua participação na edição dos livros “Martín Códax” e “O viño da Vida”.
A discografia do ensemble Martín Códax mergulha exaustivamente nas manifestações musicais mais relevantes da Idade Média na Península Ibérica, nomeadamente nos códices, nos romances de peregrinação e na poesia trovadoresca do século XIII. O projecto mais arrojado do grupo chama-se Devotio: Música para la Virgen y Santiago, um duplo CD, com dois livretes de 100 páginas, editado pela Cantus Records. O primeiro disco é dedicado ao século XIII e inclui treze Cantigas de Santa Maria, composições em galaico-português dedicadas à Virgem; sete Cantigas de Amigo do supremo trovador de Vigo, Martín Códax, as mais importantes da lírica trovadoresca galaico-portuguesa; e três Cantigas de Escárnio, um género de poesia trovadoresca, cuja principal característica é a crítica ou sátira, escrita em galaico-português por jograis e menestréis. O segundo disco é dedicado às devoções e inclui nove canções do Codex Calixtinus, um conjunto de textos reunidos em Santiago de Compostela, que se apresentava como da autoria do Papa Calisto II (Século XII); quatro composições do Codex Huelgas, manuscrito medieval copiado no início do século XIV no mosteiro cisterciense de monjas de clausura de Santa Maria la Real de Las Huelgas, próximo de Burgos; duas canções do Llibre Vermell de Montserrat, um manuscrito iluminado contendo uma colecção de canções escritas no século XIV e preservado no Mosteiro de Montserrat, nos arredores de Barcelona; e cinco Romances de peregrinação, nomeadamente a Santiago de Compostela”.
(05) Pero que seja a gente (1:39) (instrumental/Leitura do texto)
(10) Pois que Deus (3:17)
(06) Non é gran cousa (7:04)
(11) A madre de Deus (5:34)

Sem comentários:

Enviar um comentário