domingo, 22 de janeiro de 2012

45. Kroke (Polónia) / Annwn (Alemanha)

Encantos da Alma (22/01/2012)

Destaques  

1.ª Hora: Kroke (Polónia)
“Os Kroke (nome que em Yiddish significa Cracóvia) são um trio polaco especializado na música klezmer, a tradicional judaica instrumental da Europa do leste. O grupo é formado pelo contrabaixista Tomasz Lato, pelo violinista, flautista e pianista Tomasz Kukurba e pelo acordeonista Jerzy Bawoł, colegas da Academia de Música de Cracóvia. Todos têm formação clássica e conhecimentos de jazz e já tocaram com Ravi Shankar, Bustan Abraham, Klezmatics, Van Morrison, Natacha Atlas e Nigel Kennedy.
Os Kroke começaram a sua carreira internacional em 1993, em Jerusalém, num Encontro de sobreviventes do Holocausto promovido por Steven Spielberg, que ficara impressionado quando os viu atuar num auditório de Cracóvia, na altura das filmagens de “A Lista de Schindler”. Em Portugal, atuaram em 2000, no Seixal, aquando da 11.ª edição do “Cantigas de Maio”.
Editaram, até à data, seis registos em estúdio, um CD single, três edições ao vivo (a última das quais com Tindra) e discos em colaboração com Edyta Geppert, Nigel Kennedy e Maja Sikorowska. Todos eles nos oferecem exóticos caldeirões de sonoridades, ora melancólicas ora festivas, quase sempre com um toque assumidamente contemporâneo, em que predominam os andamentos klezmer enriquecidos com doses controladas das músicas tradicionais grega e turca, sefardita, cigana, clássica e jazz.”
(09) To diko mou paploma (3:00) “Avra”
(05) Hronia helidonia (2:10) “Avra”
(01) Ajde Jano (4:21) “East meets East” (with Nigel Kennedy)
(04) Time (5:20) “The Sounds of the Vanishing World”
(01) Medinet (5:23) Out of Sight

2ª Hora: Annwn (Alemanha)
Annwn era o Outro Mundo, a terra das almas que partiram deste mundo na mitologia galesa. Governado por Arawn, era basicamente um mundo de delícias e eterna juventude, onde não existem doenças e há sempre fartura. É dito que Annwn está localizado tão a oeste que ninguém o encontra, e que lá somente se pode chegar morrendo. Mas Annwn também pode admitir pessoas ainda vivas, desde que encontrem a sua porta.
Annwn é também o nome de um grupo fundado em 2006, na Alemanha, por Sabine Hornung (harpa, acordeão e voz) e por Tobias de Schmude (alaúde, teorba, bouzouki e programação). Entretanto, a banda integrou outros elementos, nomeadamente Barbara Zimmermann (violoncelo), Eva Terbuyken (violino e viola), Christine Kosubek (flauta, trompa e gaita de foles) e Dirk Freyer (FOH sequenciador). 
Até à data os Annwn editaram dois registos: "Orbis Alia" (2007) e "Aeon" (2009). Em ambos, interpretam Cantigas de Santa Maria, temas sefarditas ou de trovadores medievais (Walther von der Vogelweide e Guiraut de Bornelh), composições de Guillaume de Machaut (séc. XIV) ou de S. Francesco de Geronimo (séc. XVII), peças do “Llibre Vermell de Montserrat” (séc. XIV) e do “Libro de musica vihuela” (séc. XVI) e canções tradicionais da Bretanha, da Escócia e da Suécia, bem como temas da sua autoria. O resultado final é uma música atmosférica e com sombreados célticos e góticos que atrai irremediavelmente, sobretudo graças à sua extraordinária densidade, tanto no aspeto formal como sob o ponto de vista emocional.”
(08) Rosa das Rosas (5:54) “Aeon”
(06) Ay Linda Amiga (2:55)orbis alia
(10) Palästinalied (4:59) “orbis alia”
(01) El Rey Nimrod (6:12) “Aeon”





Sem comentários:

Enviar um comentário