Encantos da
Alma (17/06/2012)
““Com músicos provenientes da Bélgica,
Sérvia, Chile e Argentina, os Antwerp Gipsy-Ska Orkestra
identificam-se como uma família intercontinental e o som que praticam pode
classificar-se como Upbeat-Ska-Balkan. A sua abordagem musical é cativante e
exclusiva, misturando o drum n’ bass,
o samba e o dubstep com os beats dos
Balcãs, aos quais acrescentam pinceladas de ska
rápido com incursões ao hip hop.
O resultado de tanta multiculturalidade é uma fusão perfeita de ambientes, à
qual é impossível ficar indiferente.
A energia contagiante e a sua miscelânea
de encontros musicais têm levado os Antwerp Gipsy-Ska Orkestra a marcar
presença na generalidade dos grandes festivais europeus de world music. Em Maio deste ano (2012), os portugueses tiveram a
oportunidade de os ver e ouvir no Rock in Rio Lisboa e no conceituado
Imagiarius, em Santa Maria da Feira.
Até à data, os Antwerp Gipsy-Ska Orkestra têm dois álbuns editados, “Tuttilegal” (2007) e “I Lumia Mo Kher” (2010), registos onde são notórios os cruzamentos entre os
vários estilos musicais, a faceta aventureira do grupo e uma abordagem
inovadora. Contando, no segundo registo, com a participação do sérvio Marko
Markovic, o rei do trompete, da insuspeita Kočani Orkestar, ou fazendo uma
homenagem a Saban Bajramovic, o Frank Sinatra dos Roms, os Antwerp
Gipsy-Ska Orkestra revelam-se como uma das bandas mais entusiasmantes no
momento.”
(05) DJelem DJelem (5:12) “Tuttilegal”
(08) Te Laat (4:02) “I Lumia Mo Kher”
(04)
Tuttilegal (4:08) “Tuttilegal”
(02) No Disco Boy (3:30) “I Lumia Mo Kher”
(05) Ne Dirai (2:30) “I Lumia Mo Kher”
2ª Hora: Dozan
(Jordânia/…)
“Os Dozan começaram quando a vocalista Shireen Abu-Khader criou um fascinante veículo
para o desenvolvimento da música devocional com base no Próximo Oriente e nas
tradições medievais. Natural da Jordânia,
Shireen soube rodear-se de extraordinários
músicos de diversas origens culturais e dedicou-se a celebrar a beleza, o amor,
a dissonância perfeita e os ritmos apaixonantes.
Embora cerca de metade das composições dos Dozan sejam atribuídas
a membros do grupo, o som baseia-se na tradição de influência Sufi, na música
clássica árabe e em canções árabo-andalusas da Idade Média. O que torna os
Dozan inovadores é a utilização simultânea de instrumentação ocidental e
oriental, uma vez que usam o violoncelo, viola e a guitarra, ao lado do oud e
de percussões do Médio Oriente.
Um pouco à semelhança dos Stellamara, já aqui destacados, os Dozan
são um grupo de música de câmara que oferece um novo olhar sobre a música
popular do Oriente. Em “Introducing Dozan” (World Music Network, 2008), o único álbum que editaram até à data,
desfilam oito temas soberbos, em que as vozes cristalinas das encantadoras
Shireen Abu-Khader e Nadine Shahuan, bem como a de Rashwan Sabbagh, e a
musicalidade de toda a banda que os acompanham brilham, de forma exuberante. Ouvir os Dozan é como passar por uma nova
experiência de fábulas místicas medievais, de misteriosas e profundas vozes
orientais, de ritmos provenientes de recônditos paraísos e de ondas expansivas
de sons que enlevam os sentidos.”
(01) Lamma Bada Yatathanna (3:24)
(02) Ya Jarati (4:41)
(05) Ya Layl (3:31)
(03) Ya Mo (3:27)
(07) Hal Asmar Allon (6:03)
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