domingo, 17 de junho de 2012

65. Antwerp Gipsy-Ska Orkestra - (Bélgica/…) / Dozan (Jordânia/…)

Encantos da Alma (17/06/2012)
1.ª hora: Antwerp Gipsy-Ska Orkestra - (Bélgica/…)
““Com músicos provenientes da Bélgica, Sérvia, Chile e Argentina, os Antwerp Gipsy-Ska Orkestra identificam-se como uma família intercontinental e o som que praticam pode classificar-se como Upbeat-Ska-Balkan. A sua abordagem musical é cativante e exclusiva, misturando o drum n’ bass, o samba e o dubstep com os beats dos Balcãs, aos quais acrescentam pinceladas de ska rápido com incursões ao hip hop. O resultado de tanta multiculturalidade é uma fusão perfeita de ambientes, à qual é impossível ficar indiferente.
A energia contagiante e a sua miscelânea de encontros musicais têm levado os Antwerp Gipsy-Ska Orkestra a marcar presença na generalidade dos grandes festivais europeus de world music. Em Maio deste ano (2012), os portugueses tiveram a oportunidade de os ver e ouvir no Rock in Rio Lisboa e no conceituado Imagiarius, em Santa Maria da Feira.
Até à data, os Antwerp Gipsy-Ska Orkestra têm dois álbuns editados, “Tuttilegal(2007) eI Lumia Mo Kher(2010), registos onde são notórios os cruzamentos entre os vários estilos musicais, a faceta aventureira do grupo e uma abordagem inovadora. Contando, no segundo registo, com a participação do sérvio Marko Markovic, o rei do trompete, da insuspeita Kočani Orkestar, ou fazendo uma homenagem a Saban Bajramovic, o Frank Sinatra dos Roms, os Antwerp Gipsy-Ska Orkestra revelam-se como uma das bandas mais entusiasmantes no momento.”
(05) DJelem DJelem (5:12) “Tuttilegal”
(08) Te Laat (4:02) “I Lumia Mo Kher”
(04) Tuttilegal (4:08) “Tuttilegal”
(02) No Disco Boy (3:30) “I Lumia Mo Kher”
(05) Ne Dirai (2:30) “I Lumia Mo Kher”

2ª Hora: Dozan (Jordânia/…)
“Os Dozan começaram quando a vocalista Shireen Abu-Khader criou um fascinante veículo para o desenvolvimento da música devocional com base no Próximo Oriente e nas tradições medievais. Natural da Jordânia, Shireen soube rodear-se de extraordinários músicos de diversas origens culturais e dedicou-se a celebrar a beleza, o amor, a dissonância perfeita e os ritmos apaixonantes.
Embora cerca de metade das composições dos Dozan sejam atribuídas a membros do grupo, o som baseia-se na tradição de influência Sufi, na música clássica árabe e em canções árabo-andalusas da Idade Média. O que torna os Dozan inovadores é a utilização simultânea de instrumentação ocidental e oriental, uma vez que usam o violoncelo, viola e a guitarra, ao lado do oud e de percussões do Médio Oriente.
Um pouco à semelhança dos Stellamara, já aqui destacados, os Dozan são um grupo de música de câmara que oferece um novo olhar sobre a música popular do Oriente. Em Introducing Dozan” (World Music Network, 2008), o único álbum que editaram até à data, desfilam oito temas soberbos, em que as vozes cristalinas das encantadoras Shireen Abu-Khader e Nadine Shahuan, bem como a de Rashwan Sabbagh, e a musicalidade de toda a banda que os acompanham brilham, de forma exuberante. Ouvir os Dozan é como passar por uma nova experiência de fábulas místicas medievais, de misteriosas e profundas vozes orientais, de ritmos provenientes de recônditos paraísos e de ondas expansivas de sons que enlevam os sentidos.”
(01) Lamma Bada Yatathanna (3:24)
(02) Ya Jarati (4:41)
(05) Ya Layl (3:31)
(03) Ya Mo (3:27)
(07) Hal Asmar Allon (6:03)

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