Encantos da Alma (27/01/2013)
“Nascido em Djoliba (Mali), Salif Keita
radicou-se em Paris e é hoje considerado um dos expoentes máximos da música
africana. Por ser descendente direto de Sundiata Keita, o fundador do Império
Mali, significa que Salif Keita nunca deveria ser um cantor, função que é
desempenhada por Griots. Além disso,
Salif fora ostracizado devido ao seu albinismo, sinal de azar na cultura
Mandinka.
Dotado de uma voz prodigiosa, o músico albino de
sangue real, conhecido como “A voz
dourada de África” é, também, um dos mais vigorosos e revigorantes
exemplos da fusão da tradição rítmica africana com a tecnologia ocidental.
Utiliza, por isso, instrumentos tradicionais da costa ocidental africana
(djembés, koras e balafons), que mistura com guitarras, órgãos, saxofones e
sintetizadores.
Na capital de Mali, Salif Keita começou por se
juntar em 1967 à Super Rail Band de Bamako e em 1973 enquadrou a banda Les
Ambassadeurs. Em meados dos anos setenta, Keita e Les Ambassadeurs
fugiram da instabilidade política do país e fixaram-se em Abidjan (Costa do
Marfim), mudando o nome da banda para Les Ambassadeurs Internationales.
Em 1984, mudou-se para Paris, com o objetivo de prosseguir a sua carreira a
solo. Entre a obra-prima “Soro”
(1987, Mango) a “Talé” (2012, Universal), Salif Keita editou mais de uma dezena de discos, entre as quais remixes e compilações.”
(08) Tu vas me manquer (5:50) “M’Bemba”
2ª
hora: Ensemble Syntagma (Rússia/França)
“O Ensemble
Syntagma, é um agrupamento especializado nos repertórios medieval,
renascentista e barroco, fundado por Alexandre Danilevski, compositor e músico
de Saint-Petersburgo, entretanto radicado em França.
Ao longo da sua carreira,
os Syntagma têm abordado, sobretudo, a música dos mais importantes compositores
dos séculos XIII e XIV, nomeadamente Eguidius da Francia, da segunda metade do
século XIV, que encaixa bem a sua música com o estilo das peças da alla
francesca; Bartolino da Padova (c.1365-1405), compositor italiano e membro
da ordem dos Carmelitas, que provavelmente viveu em Florença; Don Paolo da
Firenze (c.1355-c.1436), sobejamente conhecido pela sua brilhante carreira como
diplomata, clérigo e teórico de música; Gautier d’Épinal (c.1205/1230-c.1272),
o compositor mais brilhante e original da história de Lorraine, que antecedeu
em cerca de meio século as inovações da Ars Nova (Trecento); e Jehan de Lescurel (? - 1304), um dos primeiros representantes da Ars Nova.
Os Syntagma acabam
de editar o seu sexto CD. Depois dos excelentes “Musique Baroque Russe”
(Pierre Vérany, 2002), “Touz esforciez: Trouvères en Lorraine” (Pierre
Vérany, 2004), “Gautier d'Epinal: Remembrance" (Challenge Records
Int., 2007), “Stylems – Italian Music From The Trecento” (Challenge
Records Int., 2008) e “Rosa e Orticha” (Carpe Diem, 2011), dedicados a
produções pouco conhecidas ou até desconhecidas nos meandros da música antiga,
os Syntagma surgem agora com “The Uncertainty Principle” (Carpe Diem,
2012).”
(06) Terza “Se perder la
propiá vita” (2:33) “The Uncertainty Principle”
(16) Donna s’amor (3:13) “Rosa e Orticha”
(02) Bien se peüst…
(6:16) “Touz Esforciez: Trouvères en Lorraine”
(05) Abundance de felonie
(5:01) “Jehan de Lescurel. Ex Tempore”
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