Encantos da Alma (05/05/2013)
1ª
hora: Hector Zazou (Argélia/França)
“Nascido em Sidi bel Abbès, na Argélia, e
radicado em França, o brilhante músico, compositor e produtor Hector Zazou veio a falecer em 8 de setembro de 2008, aos 60 anos, não sem antes
deixar um extraordinário legado. A propósito da sua importância, o diretor da
revista francesa Actuel sentenciou: «Na Inglaterra têm Peter Gabriel,
nos Estados Unidos David Byrne e em França temos Hector Zazou». Com efeito,
conhecido pela sua obra multifacetada e inovadora, Zazou esteve ligado à música
clássica, eletrónica, pop e world music
e foi um pioneiro na fusão de músicas de diferentes géneros e origens
geográficas, aparentemente inconciliáveis.
Ao longo dos anos, Zazou construiu uma carreira
invejável, tendo trabalhado com nomes como Laurie Anderson, Björk, Brian Eno,
Peter Gabriel, John Cale, Suzanne Vega, Sussan Deyhim, David Sylvian, Lisa
Germano e Ryuchi Sakamoto, entre outros. Por outro lado, soube rodear-se de
alguns dos melhores intérpretes das músicas tradicionais e embrenhar-se
sabiamente no mundo das polifonias corsas, das vozes búlgaras, das canções dos
mares gélidos, da música celta ou das sonoridades africanas...
Na criteriosa série belga Made to Measure, da
Crammed Discs, Hector Zazou revelou-se uma figura emblemática, editando
autênticos manuais com música para ouvir e ver. Parar em “Reivax au Bongo”, passar por “Geographies”
ou “Geologies”, viajar em “Sahara Blue”, ou mergulhar nas “Chansons des Mers Froides”
constituem experiências musicais fascinantes, sem as quais não podemos passar. “In The House of Mirrors”, de 2008,
o 11.º registo de Zazou para a Crammed, gravado com músicos indianos, uzbeques
e hispânicos, constituiu o epílogo de uma carreira absolutamente fascinante e
invejável.”
(10) Deianira (Legato) (6:30) “Geologies”
(04) Vera C. (2:30) “Geographies”
(01) Giramondi (3:38) “Les Nouvelles Polyphonies Corses”
(10) Iacoute Song (3:33) “Chansons des Mers Froides”
(01) Zannat (4:50) “In The House of Mirrors”
2ª
hora: Zahava Seewald (Bélgica)
“Zahava Seewald nasceu em Antuérpia, na Bélgica e tem uma carreira musical repleta
de momentos de altíssima qualidade. Enquadrou o trio Mosaic, com quem editou o fabuloso “Yiddish & Judeo-Spanish Songs” (1993, Sub Rosa); formou o agrupamento
Psamim em 1992, com quem editou as excelentes coleções “Ashkenaz Songs” (1994, Sub Rosa) e “Ashkenaz Songs II: Work and Revolution” (1999, Sub Rosa); e integrou o sexteto
Zohara, com quem gravou o extraordinário “Scorched Lips”, em
2005, para a Tzadik, a editora de John Zorn.
Em todos os projetos que enquadrou, Zahava Seewald
teve como primordial intenção a divulgação da música judia, sefardita e
ashkenaz. O cancioneiro dos judeus expulsos de Espanha pelos reis católicos em
1492 ou o dos da Europa de leste são uma espécie de entreposto enriquecido da
diáspora de um povo. Das suas origens na Palestina receberam influências,
sobretudo temáticas, do Antigo Testamento nas canções de caráter litúrgico; da
sua vivência na Península Ibérica, desenvolveram temáticas muito próprias,
casando canções medievais francesas com baladas espanholas, harmonizando o
sagrado e o profano e desenvolvendo o estilo de canto a capella.
Os temas que Zahava Seewald interpreta nos projetos
que integrou, em várias línguas, incluindo o castelhano e o ladino, evocam o
tom sereno e nostálgico de uma comunidade que, mesmo cansada de sofrer, mantém
a esperança. Cantigas de embalar, canções de bodas, cantos para-litúrgicos que
retratam as diferentes festividades judaicas, romances, canções de amor e de
desespero dos judeus da Europa de Leste e do império russo do século XIX
desfilam nostalgicamente nos seus brilhantes registos.”
(21) Anim Zemiros (1:44) “Ashkenaz Songs”
(17) Vem Querida (2:01)
“Yiddish & Judeo-Spanish Songs”
(12)
La Serena (2:23) “Yiddish & Judeo-Spanish Songs”
(15)
La Rosa (2:26) “Yiddish & Judeo-Spanish Songs”
(01) Hija Mia Mi Querida (1:45) “Yiddish & Judeo-Spanish Songs”
(01) Hija Mia Mi Querida (1:45) “Yiddish & Judeo-Spanish Songs”
(01) Doyne (3:30) “Ashkenaz Songs II: Work and Revolution”
(19) Shtil, Di Nakht Iz Oysgeshternt (4:42) “Ashkenaz Songs II: Work and Revolution”
(02) In Der Finster (3:51) “Ashkenaz Songs”
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