Encantos da Alma (08/04/2012)
1.ª hora: After Dinner (Japão)
“Aos aficionados da famosa estética avant-garde criada pela editora Recommended, soará familiar o nome da banda After Dinner, do Japão, autora de dois álbuns emblemáticos, “After Dinner” e “Paradise of Replica”, nos quais o gosto por arranjos de extrema complexidade e sofisticação, aliados a uma subtileza e delicadeza tipicamente japoneses, fizeram do grupo uma lufada de ar fresco nos anos 80.
O malogrado Fernando Magalhães terá sido o crítico de música que melhor definiu o trabalho da banda japonesa, quando referiu que o som After Dinner é tecido em filigrana, em padrões milimétricos e nunca repetidos. Tudo fervilha e constantemente muda, segundo a segundo, num picotado de luz, traçando o desenho de uma catedral. Nunca, como nos After Dinner, a eletricidade, os instrumentos tradicionais nipónicos e os da música de câmara europeia se tinham casado e dançado num ato de puro amor. Sucessão infinita de imagens, ecos, espelhos, micro-sinfonias, sinos reverberados, caixas de música, vozes infantis, fantasmas, sonhos dentro de sonhos, saboreia-se a música dos After Dinner como se fosse um gelado doce para o espírito.
No centro irradia a voz de boneca de cristal de Haco, menina pintada em máscara Madame Butterfly. Em volta, como pirilampos encantados, gritam cintilantes as harpas, os oboés, as flautas, os nomes impronunciáveis e os sintetizadores como se fossem tocados por fadas.”
(06) Cymbals at Dawn (4:30) “After Dinner”
(09) I’ll just go birdwatching (3:14) “Paradise of Replica”
(04) Motorcycle (1:19) “Paradise of Replica”
(01) Paradise of Replica (3:30) “Paradise of Replica”
(06) Ironclad mermaid (4:42) “Paradise of Replica”
2ª Hora: Ensemble Kantika (Alemanha/França)
“Kantika é um ensemble de música antiga, fundado em 1998 em Paris, que se especializou no repertório pré-renascentista, desde o canto gregoriano do século XI às cantigas das cortes régias e senhoriais da Baixa Idade Média. Incidindo, sobretudo, sobre o canto sacro, o ensemble faz, no entanto, incursões regulares em áreas como o madrigal, o conto, a polifonia contemporânea ou as cantigas dos trovadores.
Liderado pela musicóloga e cantora Kristin Hoefener, este grupo vocal, geralmente composto por cinco vocalistas femininas, privilegia, no seu trabalho, o património musical medieval europeu, o culto dos santos locais e das liturgias esquecidas e a interpretação o mais próxima possível das acústicas originais. As Kantika incluem, também, uma componente de transmissão que engloba atividades como a formação contínua, oficinas com coros e grupos vocais, ateliês de design e de projetos artísticos e estágios de canto gregoriano e de músicas medievais.
Através da vigorosa interpretação das suas cantoras, cada uma com a sua própria personalidade e potencial artístico, as Kantika têm contribuído, ao longo dos anos, para a revitalização da música medieval. O seu estilo musical único combina a alma de cânticos antigos com um som contemporâneo refinado, apresentado em quatro registos de arquitetura excecional: “A summo cello” (2005), com cantos e polifonias gregorianas dos séculos XI-XII, da Aquitânia; “Lux” (2006), com cantos de manuscritos dos séculos XI-XIV, da Catedral de Apt; "O Maria Virgo” (2007), uma reconstrução de uma missa cantada na abadia cisterciense feminina de Santa Maria de Las Huelgas, em 1300; e “Estel de mar” (2009), um programa com as canções dos peregrinos medievais de veneração à Virgem Maria (século XIV) ”.
(02) Stella splendens (6:45) “Estel de mar”
(06) Los set gotxs recomptarem (6:32) “Estel de mar”
(11) Inperayritz de la ciutat joyosa (8:06) “Estel de mar”
Sem comentários:
Enviar um comentário