domingo, 1 de abril de 2012

55. Alla (Argélia) / Dekameron (Polónia)


Encantos da Alma (01/04/2012)
1.ª hora: Alla (Argélia)
Alla, ou Abdellaziz Abdelah de seu verdadeiro nome, é um tocador de oud, uma espécie de alaúde árabe. Natural de Béchar, uma povoação da Argélia situada a 900 quilómetros a sul do Mediterrâneo, em pleno Sahara, Alla deu-se a conhecer ao mundo, nos anos noventa do século passado, através do álbum Foundou de Béchar (1992), editado pela mítica etiqueta francesa Al Sur.
Ainda para a mesma editora, Alla lançou, mais tarde, Taghit(1994) e Tanakoul(1996), requintadas iguarias que nos mostram as potencialidades do oud, mas também das percussões e da voz. As três composições de “Foundou”, as seis de “Taghit” e as nove de “Tanakoul”, algumas com mais de 20 minutos, refratam, como uma miragem, uma miríade de pontos coloridos, vibrações e estruturas harmónicas em constante flutuação, criando no ar ilusões perfeitas.
Como na lâmpada de Aladino, há um génio escondido entre as cordas do alaúde de Alla. Por vezes, soa como uma cítara (qanoun), uma harpa, um gimbri (instrumento de duas cordas de som grave) ou uma kora. Talvez porque Alla recuse o enquadramento nas formas tradicionais da música árabe e enverede pela improvisação, como expressa Nidam Abdi na contracapa do primeiro registo, quando compara o seu estilo com a errância dos nómadas do deserto”



(02) Le Foundou (26:20) (excerto) Foundou de Béchar
(01) Improvisation III (4:38)Taghit
(04) Le Bled (12:20) Tanakoul

2ª Hora: Dekameron (Polónia)
Fundado em 1993, em Varsóvia, os Dekameron, liderados por Tadeusz Czechak, dedicam-se a popularizar a cultura musical da Europa da Idade Média, sobretudo dos séc. XII ao XV. A recuperação dos repertórios antigos pelos elementos dos Dekameron é o resultado de uma investigação cuidada em fontes musicais, na literatura e na história da época medieval. A recolha musical abrange uma vasta gama de diferentes tradições musicais e a interpretação tem em conta, o mais possível, uma fidelidade à tradição, uma vez que o Ensemble assegura que são preservados os sons e estilos originais do período que abarcam.
Naturalmente que os Dekameron se servem de réplicas de instrumentos antigos, construídos a partir sobretudo de iconografias medievais, tanto mais que Tadeusz é um membro da Sociedade de Fabricantes e Pesquisadores de Instrumentos Históricos. Dessas réplicas, contam-se, entre outros, alaúdes, saltérios, rebecas, mandoras, chrottas, tamborins, guitarras mouriscas, symphonias e percussões várias.
Da curta mas rica produção discográfica dos Dekameron, constam quatro registos: A Tale of Medieval Love  (1995), que a crítica considerou das melhores gravações europeias dedicadas às líricas do amor trovadoresco; Traditional Polish Carols(1997), com canções de Natal da Polónia do século XVI;Ave mater, o Maria(1999), um registo com temas medievais dedicados à Virgem, provenientes da Espanha, França, Alemanha e Polónia; eCracow Music Academy(1999), com temas da Cracóvia do século XV. Desses registos vamos ouvir cerca de 20 minutos de música.”
(03) Ce fut en mai (2:41) A Tale of Medieval Love”  
(04) Isabella (4:35) A Tale of Medieval Love”  
(15) La Quinte Estampie Reale (1:09) A Tale of Medieval Love”  
(10) Saltarello (1:30)A Tale of Medieval Love”  
(01) Como Jesu Christo Fezo A San Pedro (3:47) Ave mater, o Maria
(05) Quen a Virga bem servira (1:49) ”Ave mater, o Maria
(02) Miragres fremosos (3:18) ”Ave mater, o Maria

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