Encantos da
Alma (06/05/2012)
“Pela Sardenha passaram as
civilizações e culturas fenícia, cartaginesa, romana, bizantina e árabe, entre
outras, e mais tarde fez-se aí sentir a influência espanhola e de regiões como
a Saboia ou o Piemonte. Nessa terra rica em músicos extraordinários, capazes de
promover o património cultural da ilha com coerência sem, contudo, deixarem de
o alimentar com os sons da contemporaneidade, nasceu Elena Ledda, uma
das mais importantes representantes da música das regiões mediterrânicas.
Na voz de
Elena Ledda há revolta, lirismo e dramatismo. Versátil e expressiva, mas também
potente e agressiva, ergue-se com sabedoria e sensibilidade, proporcionando
emoções intensas aos ouvintes. Uma voz xamânica e lunar que canta temas de
amor, dramas de vida ou canções de embalar cheias de ternura e que fazem
sonhar.
Da vasta discografia de Elena Ledda
fazem parte álbuns como “Sonos” (Biber, 1988), “Incanti” (Silex,
1993), “Maremannu” (Biber, 2000), “Amargura” (Maroccomusic,
2005), “Tutti baci” (Lyra, 2006), “Rosa Resolza” (S’Ard Egea,
2007), “Cantendi a Deus” (S’Ard Egea, 2009), ou “Undas” (L'unione
Sarda, 2010). São verdadeiras preciosidades sobre texturas cristalinas de
guitarras e percussões e sobre minimalismos discretos que recuperam a linhagem
nobre dos instrumentos de sopro da Sardenha. São álbuns onde sons antigos e
contemporâneos se manifestam numa odisseia contra a dominação estética alheia,
em que a assimilação das diversas músicas do Mediterrâneo chega a funcionar
como uma estratégia de sobrevivência.”
(12) Pregadoria (5:13) "Maremannu"
(07) Anninnia (5:39) “Sonos”
(06) Sa Pregadoria (5:28) “Cantendi a Deus”
(02) Gioghende… (4:11) “Incanti”
2ª Hora: Azam Ali (Irão)
“Nascida em Teerão (Irão),
em 1970, Azam Ali passou a maior
parte da sua infância em Panchgani, na Índia. Após a Revolução Islâmica em
1979, mudou-se com a mãe para Los Angeles, Califórnia, em 1985. Aí, Azam Ali
estudou a técnica do santour, com o mestre persa Manoocher Sadeghi, que a levou
à descoberta do seu potencial vocal e musical. Atualmente, vive em Montreal, no
Canadá.
Em 1996, Azam Ali formou o grupo VAS, com o percussionista Greg
Ellis, que editou quatro álbuns, até à data. Juntamente com o marido, Loga
Torkian, enquadrou também o ensemble iraniano de música eletrónica acústica
Niyaz, com quem lançou cinco registos discográficos. A solo, para além de dois
EPs, Azam Ali editou “Portals of Grace” (2002),
dedicado à música antiga; “Elysium for the Brave” (2006),
que enquadrou o top da Billboard; e
“From Night to the Edge of Day” (2011), uma coleção de canções de embalar
inspiradas pelo filho.
Azam Ali soube rodear-se de extraordinários
músicos e dedicou-se a celebrar a beleza, o amor, a dissonância perfeita e os
ritmos apaixonantes. Enraizada
nas tradições musicais étnicas e medievais europeias, a música de Azam atrai
irresistivelmente. Ouvir Azam
Ali é como passar por uma nova experiência de fábulas místicas medievais, de
misteriosas e profundas vozes étnicas, de ritmos provenientes de recônditos
paraísos e de ondas expansivas de sons que enlevam os sentidos.”
(11) El Rey de Francia (4:31) “Portals
of Grace”
(01) Lasse pour quoi (6:20) “Portals
of Grace”
(09) A Chantar m’er (6:31) “Portals
of Grace”
(02) La Serena (4:32) “Portals of Grace”
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