domingo, 27 de maio de 2012

62. Transkapela (Polónia) / The Waverly Consort (EUA)


Encantos da Alma (27/05/2012)
 1.ª hora: Transkapela (Polónia)
Transkapela é um projeto artístico de quatro músicos da Polónia que atuam em diversas áreas da música tradicional e que tentam encontrar o seu novo significado e contexto contemporâneo. A pesquisa musical do grupo gira em torno da música tradicional de várias regiões culturais, nomeadamente Malopolska, Galiza, Bukovina, Hucul, Maramures e Transylvania, entre outras, onde vão buscar as raízes, elementos comuns e os valores intemporais. As fontes musicais são uma inspiração para as próprias interpretações e composições dos Transkapela, tanto mais que constroem a sua música não na base de imitações, mas agindo sobre os padrões tradicionais, de uma forma criativa.
A música dos Klezmorim (plural de klezmer - cujo nome deriva dos dois termos bíblicos hebraicos “klej”, instrumento ou recipiente, e “zemer”, cantar ou tocar música), desde sempre fez parte do principal repertório dos Transkapela. Esta música, existente nas tradições das pequenas cidades e das aldeias dos Cárpatos, nos casamentos Hucul, nas estalagens de Bukovina, nos lares judeus e até nos salões aristocráticos encantou o grupo com a sua simplicidade, mas também com a sua forma magistral, permitindo-lhes construir autênticos mosaicos de estilos e motivos das culturas centro-europeias.
Os Transkapela, até à data, editaram os registos Sounds & Shadows, (considerado o melhor álbum de folk polaco de 2005), Over the Village (Ferment, 2006), Transkapela (editado pela Arc, em 2007), Karpatsky Album (registado ao vivo no festival “Sheshory 2007”, na Ucrânia) e Radosti i smutky: Delights and sorrows(registado ao vivo no festival "Folk Holidays 2009” (IHT 2010).”
(03) Usypianki/Lullabies: Šlof, Že Šlof... / Rumuńska (3:50) “Over the Village”
(17) Zsidós Od Manio / Zsidós From Manio (2:12) “Over the Village”
(16) Trans-Nuta / Trans-Note (5:36) “Over the Village”
(08) Hora mare din Bucovina (4:08) “Sounds & Shadows”
(07) Tango (2:20) “Sounds & Shadows”

2ª Hora: The Waverly Consort (EUA)
The Waverly Consort é um ensemble de instrumentistas e cantores dos EUA, que se dedicam à interpretação de música antiga, tendo sido um dos pioneiros a fazê-lo no outro lado do Atlântico. O seu repertório incide, sobretudo, sobre as obras da Idade Média, abarcando um período que vai desde o século X até ao Renascimento. No entanto, o grupo incide também a sua atuação noutros períodos, como é o caso do registo de 1996 “An American Journey”, que inclui músicas do século XIX.
The Waverly Consort foi fundado em 1964 por Michael e Kay Jaffee. Michael dirige o ensemble, desde a sua fundação, e toca exemplarmente vários instrumentos, entre os quais a guitarra, a cítola e o alaúde. Kay é também uma talentosa instrumentista, exímia na harpa, flauta e gaita-de-foles. Constituído regularmente por treze elementos, o ensemble apresenta, no entanto, uma constituição variável, consoante os concertos e as gravações, indo de apenas dois ou três até quinze ou mais. Ao longo dos anos, o grupo tem tido a contribuição de muitos intérpretes de renome, nomeadamente a soprano Kathy Theil, que é particularmente conhecida pelas suas interpretações da música de Hildegard von Bingen.
O ensemble foi construindo paulatinamente a sua reputação, ao longo dos anos, mas, por volta de 1980, quando estreou o seu programa anual sobre a História de Natal, no Metropolitan Museum of Art, passou a ser reconhecido como um dos grupos mais importantes no domínio da música antiga. No início dos anos 90, The Waverly Consort atingiu o estatuto de best-seller por duas ocasiões: primeiro com o registo de 1991 “A Renaissance Christmas Celebration” (Sony) e em 1992 com “Music from the Age of Discovery” (EMI). Em 1999, Michael e Kay Jaffee fundaram a sua própria editora, a Wave Records, onde publicaram algumas das suas mais relevantes gravações, como “The Story of Christmas” e “Iberia” (2002).”
(15) Instrumental Interlude (6:43) “Las Cantigas de Santa Maria” 
(04) II. Los set gotxs (5:47) “Spanish Music of Travel and Discovery”
(15) II. Las hermanas reyna y cautiva (2:39) “Spanish Music of Travel and Discovery”
(02) Stella splendens in monte (5:40) “Traveler”

Sem comentários:

Enviar um comentário