Encantos da
Alma (25/11/2012)
“Terakaft (que significa
"caravana" em Tamasheq, a língua falada pelos tuaregues do norte do
Mali) é uma banda genuína do deserto, que faz uma música inspirada no blues, no
rock e na tradição tuaregue. Influenciados pelas duras condições do Saara, nomeadamente
no uso de riffs selvagens extraídos de guitarras elétricas, os Terakaft
tornaram-se na personificação perfeita de tudo que é selvagem e livre nos blues
do Norte de África, colocando-se na vanguarda do novo rock desértico, a par de
nomes como Tinariwen, Toumast, Tamikrest, Bombino ou Tartit.
Movidos pela necessidade de denunciar a repressão
de que os Tuaregues são vítimas nas atuais sociedades do Magrebe, na luta pela
autodeterminação do povo nómada e na importância do deserto, um lugar
fundamental para os Tuaregues, os Terakaft foram constituídos em 2001 por Kedou
Ag Ossad, um membro da formação original dos Tinariwen, e por Sanou Ag Ahmed.
Liya Ag Ablil (aka Diara), também membro da primeira formação dos Tinariwen,
conhecido pelo seu estilo feroz e apaixonado de tocar guitarra, juntou-se à
banda em 2006. Entretanto, Kedou deixou os Terakaft em 2008 e a banda passou a
contar, então, com novos elementos.
Os Terakaft gravaram até à data, quatro
registos em estúdio: “Bismilla, The Bko Sessions” (2007, Tapsit), “Akh Issudar” (2008, Tapsit), “Aratan n Azawad” (2010, World Village)
e “Kel Tamasheq” (2012, World Village). Todos eles nos remetem
para viagens ao mais profundo coração do deserto, através de uma perfeita
combinação de duas guitarras ritmo (uma para manter a batida e a outra para
tocar em crescendo), tons profundos do baixo (trazendo à memória os passos
delicados mas fortes de um camelo a galopar) e batimentos pesados e pulsantes
da percussão.”
(04) Intidgagen (3:34)
“Akh Issudar”
(02) Tenere Wer Tat Zinchegh
(4:48) “Akh Issudar”
(07) Amazzagh (3:57) “Aratan n
Azawad”
(11) Taddaza (3:42) “Kel
Tamasheq”
(08) Imidiwan Sajdate Ahi (4:19) “Kel
Tamasheq”
2ª Hora: Vox (Bulgária/Alemanha/…)
“Os Vox,
fundados e dirigidos pelo búlgaro Vladimir Ivanoff, o mesmo que nos Sarband (já
aqui destacados) se dedica à relação existente entre a música europeia medieval
e as culturas musicais do Islão.
Fundados em
1990, os Vox inventaram o conceito de música eletrónica medieval: à
parafernália de instrumentos antigos e étnicos (sanfona, trompete árabe
medieval, bombarda, alaúde, harpa, órgão de foles, “santur”, entre outros),
juntam-se os samplers e os sintetizadores, mas também as vozes femininas
inseridas no espírito e nas normas, sempre subjetivas da música da Idade Média.
Em “Diadema”
(Erdenklang, 1990), os Vox encetaram na sacra missão de dar um rosto novo às
composições da mística abadessa beneditina, Hildegard Von Bingen; em “From Spain to Spain” (Erdenklang, 1992), apresentaram as suas versões
eletro-ascéticas das Cantigas de Santa Maria, de Afonso X, o Sábio, bem como
fragmentos da tradição árabe-andaluz do sul de Espanha; em “X Chants”
(Erdenklang, 1997), reeditado em 1999 sob o título “Divine Rites” (Hearts
of Space), os Vox elaboraram uma síntese das ideias centrais e dos elementos musicais
dos projetos precedentes; e em “Zeitgeist” (Indigo, 2000), Ivanoff
incluiu composições feitas para a abertura do festival Klangart, juntamente com
Oswald Henke, dos "Goethes Erben". Qualquer destes registos
representa, sem dúvida, um passo em frente em direção à curiosa “música medieval
futurista”, feita à luz das novas tecnologias”.
(05) While the Birds Sing (7:19) “From Spain to Spain”
(05) O
sucessores fortissimi leonis (2:14-6:17) (4:07) “Diadema”
(10) Alleluja (7:46) “X Chants” / “Divine Rites”
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