Encantos da
Alma (09/12/2012)
1.ª hora: Munadjat Yulchieva
(Uzbequistão)
“A música do Uzbequistão constitui uma autêntica
revelação e um bom exemplo de uma grande diversidade e riqueza acústica; as
composições vão gradualmente evoluindo de uma tranquila e melancólica monotonia
até culminar numa vibrante e expressiva melodia “awj”. O “awj”, clímax do canto
do Uzbequistão, representa o toque de mestre do virtuosismo de qualquer
performer no domínio da melodia, ornamentação e ritmo.
Os cantos
clássicos do Uzbequistão estão próximos da tradição sufi, na medida em que são
uma forma de aproximação a Deus, ultrapassando as dificuldades e barreiras, até
ao triunfo da perfeição, conhecida como “sama”; mas, refletem, ainda, a
travessia dos homens na terra e as suas realizações. Quanto à forma, os cantos
clássicos Uzbeques compreendem várias fases: “daramad”, “mianparda”, “dunasr” e
“awj”, em que cada canto vai ascendendo à fase seguinte, decresce depois
rapidamente para concluir na tessitura de abertura e finalmente culminar no
“awj”.
Munadjat Yulchieva, nome que significa “ascensão a Deus”, é, atualmente, a mais brilhante
estrela da cena musical clássica contemporânea do Uzbequistão. Munadjat
reflete a verdadeira essência do sufismo, representando também o conceito de
sufi de “sil-sila”, a continuidade da via espiritual, como guardiã da tradição
musical, herança que recebeu do seu “murshid” (professor e guia espiritual e
musical) Shavkat Mirzaev. No ocidente europeu, apenas se conhecem dois registos
de Munadjat Yulchieva: “Maqam
d’Asie Centrale” (1994 Ocora) e “A Haunting Voice” (1997 Network).
(02) Yer-Yer (4:03) “A
Haunting Voice”
(02) Tanâvar (6:23) “Maqam
d’Asie Centrale”
(01) Kelmady (8:44) “A
Haunting Voice”
“Nascida em
Jerusalém (1975), filha de um profundo conhecedor do repertório da tradição
ladina, Yasmin Levy é, segundo o The Guardian, “uma das melhores
cantoras do Médio Oriente”. Cantando em ladino, espanhol, hebraico, árabe e
turco, Yasmin utiliza a música dos judeus sefarditas da Península
Ibérica como base das suas canções e
mistura-a com outras formas de expressão.
Com a sua voz profunda e espiritual,
Yasmin Levy dá
nova vida a letras muito antigas, provenientes dos bairros judeus habitados
pelos descendentes dos exilados de Portugal e Espanha no século XVI. Com
mestria, entrelaça a pureza e o romantismo da música ladina com a paixão e a sensualidade do flamenco (que viria a estudar em
Sevilha, onde residiu durante algum tempo) e serve-se, ainda, das influências do Oriente e dos Balcãs. Revela,
assim, um singularíssimo estilo emotivo e nostálgico que veio a merecer
a aclamação da crítica internacional, com duas nomeações para os prémios da BBC
Radio 3.
Até à data, Yasmin Levy editou cinco registos: “Romance & Yasmin” (2004), “La Judería” (2005), “Mano Suave” (2007), “Sentir” (2009) e “Libertad” (2012), todos
eles disponíveis em Portugal”.
(06) Adio kerida (4:02) “Mano Suave”
(06) Olvidate de Mi (5:59) “Libertad”
(06) Una Pastora (2:01) “Sentir”
(05) La Alegria (5:13) “La Judería”
(07) Una ora en la ventana (4:52) “Romance & Yasmin”
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