domingo, 24 de março de 2013

87. Khaled (Argélia) - L'Orient Imaginaire (Bulgária/Turquia)



Encantos da Alma  (24/03/2013)
1ª hora: Khaled (Argélia)
Khaled Hadj Ibrahim, mais conhecido por Khaled é o melhor cantor argelino de raï de todos os tempos e um dos poucos músicos do Magrebe que obteve protagonismo global. Nascido em 1960 na zona portuária de Orão, começou a sua carreira quando ainda era adolescente, usando o nome de Cheb Khaled (jovem Khaled). Em pouco tempo, Cheb Khaled converteu-se numa estrela na Argélia e num dos mais famosos cantores do mundo árabe, pelo menos no ocidente europeu.
A música que Khaled pratica provém do raï original, cuja designação deriva, provavelmente, do seu uso pelos cantores beduínos, que começaram a justificar as letras das suas canções com os ditos de “Ya Raï”, que significa “É a minha opinião”. O pop-raï, onde se inclui e destaca o nome de Khaled, é, por sua vez, o resultado de uma aproximação do raï originário à pop ocidental, importada por via marítima. Os temas do seu repertório acentuam a tónica no excesso e o acento da liberdade individual, o que inviabilizava a sua difusão na rádio.
Desde pequeno que Khaled expressava a sua admiração pela música egípcia de Umm Kalsoum ou o reggae de Bob Marley. Aprendeu canto e acordeão e começou, de acordo com a tradição, a tocar em festas de circuncisão e bodas. Com 14 anos, Cheb Khaled aprendeu a tocar guitarra, baixo e harmónica e, aos dezasseis, gravou o seu primeiro disco, o EP “Trig el-lisi”. Em 1986, Khaled deixou de usar no seu nome artístico “Cheb” (jovem, em árabe) e, em 1989, em Paris, para onde se mudara entretanto, gravou “Kutché” (1988), em colaboração com o teclista Safy Boutella, o seu primeiro registo no mundo ocidental, que aproxima a música árabe ao jazz e ao pop. Em 1991, Khaled publicou o seu segundo álbum, de título homónimo (1992), o primeiro em nome próprio e o de maior sucesso. A partir daí, editou vários discos, de entre os quais se podem destacar N'ssi N'ssi” (1993), que funde o rock, o funk e a música egípcia; “Sahra” (1996), com Jean-Jacques Goldman; “Kenza” (1999), gravado por todo o mundo e que continha funk, pop, reggae e música árabe; e o disco ao vivo “1, 2, 3 soleils” (2000), em conjunto com Faudel e Rachid Taha, que o consolidou como o ”rei do raï”.  
(02) Kutché (5:59) “Kutché”
(01) Didi (4:59) “Khaled”
(04) Chebba (5:36) N'ssi N'ssi”
(07) Ya Aachkou (3:58) “Kenza”

2ª hora: L'Orient Imaginaire (Bulgária/Turquia)
L'Orient Imaginaire é um ensemble fundado pelo búlgaro Vladimir Ivanoff, o mesmo que já havia inventado o conceito de música eletrónica medieval, nos Vox, e a relação existente entre a música europeia medieval e as culturas musicais do Islão, nos Sarband. Vladimir Ivanoff, percussionista e alaudista, faz-se acompanhar pelos turcos Mustafa Dogan Dikmen (voice, ney, kudüm), Ihsan Mehmet Özer (kanun), Ahmed Kadri Rizeli (kemence rumi) e Mehmet Cemal Yeslçay (oud). Posteriormente, juntaram-se-lhes outros músicos de proveniências diversas e as vozes extraordinárias da inglesa Belinda Sykes, líder dos Joglaresa, e da libanesa Fadia El-Hage, cantora dos Sarband.
O multifacetado repertório dos L'Orient Imaginaire compreende música tradicional do oriente europeu e do ocidente do continente na Idade Média, bem como música clássica e contemporânea. Fazendo um conjunto inovador que explora uma variedade estonteante de estilos, o coletivo búlgaro-turco elabora uma mistura eclética de música tradicional e clássica do oriente e a do ocidente medieval, para além de alguns originais inspirados.
Até à data, os L'Orient Imaginaire têm editados 3 registos: “Yehudi - Jewish Music From The Seraglio” (1996, Elektra/Asylum e Teldec), um álbum de Música Antiga judaica na tradição sefardita, especificamente música otomana (clássica turca), do século XVIII aos inícios do século XX, por compositores judeus sefarditas na corte otomana; “Labyrinth: Medieval & Bulgarian Music” (Teldec, 1998), um registo de música tradicional búlgara e do oeste medieval europeu, interpretada por maravilhosas vozes femininas e “Alla Turca” (Teldec 1998), com obras que datam dos séculos XVII e XVIII da corte otomana, bem como peças da música oriental realizadas por compositores europeus, numa mistura de tradições europeias e asiáticas.”  
(01) I. Tanbûrî HAHAM MUŞE FARO. Küçek Peşrevi (instr.) (5:01) "Yehudi”
(05) Zamraknala Tunka Yana (Traditional Bulgarian, 14c) (3:45) “Labyrinth”
(13) “Der Deste” (4:56) “Alla Turca”
(08) “Busis derdim” (4:44) “Alla Turca”

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