Encantos da Alma (07/04/2013)
1ª
hora: Lena Willemark
(Suécia)
“Lena Willemark é uma cantora sueca que já
passou por Coimbra e trouxe consigo, da sua terra natal (Älvdalen, no norte de
Dalarna), uma arca do tesouro repleta de melodias tradicionais, mas não só. A
sua música não passou despercebida a Manfred Eicher da ECM que, desde a edição
de “Rosensfole”, de Jan Garbarek e Agnes Buen Garnas, não tem perdido de vista
a fascinante música tradicional oriunda da Escandinávia.
O interesse de Lena Willemark pelo repertório
tradicional e o seu encontro com o jazz têm levado a sua música a atravessar
vários caminhos diferentes. Em nome próprio, como no álbum “Windogur” (Amigo Musik, 2000); em parceria com Ale Möller como em “Nordan”
(ECM, 1994) e em “Agram” (ECM, 1996); em conjunto com o mesmo Ale Möller
e com Per Gudmundson como no álbum “Frifot” (ECM, 1991); ou, ainda, enquadrada no
coletivo também designado Frifot, como no registo “Järven” (1997, Caprice),
Lena Willemark tem criado uma poderosa música contemporânea, dando
simultaneamente vida às velhas tradições escandinavas.
A intenção de Lena
Willemark tem sido, ao longo dos tempos,
a de desenvolver novas coordenadas para uma ideia original, que pretende a
confluência de músicos folk e da música improvisada.
Baseando-se em baladas medievais e canções folk da
tradição sueca, a par de composições originais, a música de Lena Willemark
confirma a enorme beleza expressiva da sua voz e os talentos dos músicos que a
têm acompanhado. De entre eles, salientam-se o arranjador e multinstrumentista
Ale Mӧller (mandola, flautas, harpa, “shawwm” ou bombarda medieval, trompa,
saltério e acordeão), o “habitué” da ECM, Palle Danielsson (contrabaixo), Mats
Edén (“drones” de violino e “kantele” - saltério escandinavo), Per Gudmundson
(violino e gaita-de-foles sueca), Tina Johansson (percussão), Jonas Knutson
(saxofone e percussão) e Björn Tollin dos Hedningarna (percussionista), entre
outros.”
(01) Trilo (1:16)
“Nordan”
(03) Tjugmyren (3:55) “Frifot”
(04) Havet Stomar (5:55) “Chansons des Mers Froides” (Hector Zazou)
(02) Agram (3:14) “Agram”
(07) Sven i Rosengard (5:42) “Nordan”
2ª
hora: Galeet Dardashti
& Divahn (Irão/EUA)
“Tendo sido
a primeira mulher a continuar a tradição da sua família, seguindo a distinta
musicalidade persa e judaica, Galeet Dardashti manifesta a sua paixão
pelas raízes e revela-se como uma inovadora cantora, compositora do Médio
Oriente. O avô de Galeet, Yona Dardashti, fora um dos mais aclamados cantores
da música clássica persa no Irão e o seu pai, Farid Dardashti, é um dos maiores
cantores da sua geração, nos EUA. Incluída no grupo The Dardashti Family,
Galeet interpretou música judaica pelos EUA e Canadá, durante quase vinte anos,
enquanto adolescente.
Desde então, Galeet
Dardashti ganhou uma reputação como uma das intérpretes da música judeus mais
inovadoras da atualidade. Em 2010, recebeu uma bolsa para prosseguir o seu
projeto multi-disciplinar que incluiu o lançamento aclamado registo “The Naming”, em que interpreta algumas das mulheres mais atraentes da Bíblia.
No seu projeto mais recente, “Monajat”, encomendado pela Fundação de
Cultura Judaica, Dardashti reinventa o Selihot, que ocorre durante o mês que
antecede as Grandes Festas como um meio de preparação espiritual. As audiências
foram envolvidas no ritual com melodias persas, textos poéticos hebraicos,
soundscapes eletrónicos e vídeo-arte dinâmica.
No entanto, Galeet Dardashti começou por ser conhecida como vocalista e líder do renomado ensemble
feminino Divahn, uma palavra comum no hebraico, persa e árabe que
significa um conjunto de canções e de poemas. Constituído por cinco cantoras e
instrumentistas, o grupo misturam canções tradicionais e originais judaicas e
do Oriente Médio com harmonias sofisticadas, improvisações fascinantes e
arranjos funky. Utilizando violinos,
violoncelos, tablas e outras percussões, as Divahn interpretam magistralmente
temas sefarditas, salmos hebraicos, canções de Shabbat e temas tradicionais
iranianos, turcos e iraquianos, entre outros, e encantam.”
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