Encantos da Alma (24/02/2013)
“Alim Qasimov, reconhecido como a “Voz do Povo” do Azerbaijão, conquistou o
prémio da música da UNESCO em 1999, tem sete discos editados fora do seu país e
é considerado o expoente máximo e principal embaixador do mugham, a complexa poesia musical da tradição azeri. No entanto,
Alim Qasimov é também um inovador que não se acomodou ao estatuto de estrela,
procurando antes renovar a herança musical do Azerbaijão, sem cair, porém, nas
soluções de compromisso com o ocidente.
Tal como o maqam
turco ou persa, a arte musical do mugham,
no Azerbaijão, surgiu da confluência
das correntes árabe, persa e bizantina e remonta ao século XI. Nessa arte
musical azeri, a carga emocional é tão importante como a técnica vocal. Para
quem a voz profunda e dramática até à exaustão de Alim Qasimov, for, mesmo
assim, uma ementa demasiado árida, existe em alguns dos seus discos, uma
variante igualmente profunda e prodigiosa, mas bastante mais melodiosa, a da
sua filha Ferghana Qasimova.
Da discografia de Qasimov, destacam-se os registos “The Legendary Art of Mugham”, onde o músico se debruça sobre o mugham, a tradição clássica do
Azerbaijão que se desenvolve através da improvisação, baseada num sistema
modal; e “Love’s Deep Ocean”, onde
o repertório clássico do mugham cede
lugar a canções populares e aos cânticos bardos ashiq e onde utiliza para além da instrumentação habitual (o tar - alaúde, o daf - tambor e a kamancheh
- o violino), outros como o clarinete, balaban
(instrumento cordofone de caça) e a nagara
(tambor duplo ressonante).”
(03) Getme Getme / Aman Avdji (10:00) “The Legendary Art of Mugham”
(04) Mugham Qatâr (9:21) “Love’s Deep Ocean”
“Pedro Aledo nasceu na região de Murcia, em Espanha,
tendo-se mudado para França para se dedicar à música e, mais recentemente, à
fotografia artística e à pintura. O seu percurso artístico incide sobre
repertórios diversos, com especial incidência sobre a evocação tripartida das
três culturas que se cruzaram em Espanha, durante o século XIII: a cristã, a
árabe e a sefardita.
Apaixonado pela música
antiga e pelas culturas do mundo, em particular pelas culturas musicais
mediterrânicas, Pedro Aledo foi elaborando programas em torno da guitarra solo
e da voz, embora também tenha gravado discos e atuado em trio, quinteto e com
formações com até 25 músicos. O conteúdo desses programas abarca repertório em
espanhol, francês, grego, italiano, corso, turco, árabe, provençal ou catalão e
incide sobre composições próprias, cantos tradicionais, música medieval e peças
para guitarra e outros instrumentos.
A discografia de Pedro
Aledo é rica e variada: Desde o registo “Apériludes”, com composições pessoais
em guitarra solo, a “Coplas Sefardies” de Alberto Hemsi para canto e piano,
passando por “D'île en île”, “Tres curpos una alma”, “Fusion méditerranée”,
“Cantos antiguos y cantos nuevos”, “Sortilèges des musiques méditerranéennes”,
“Noël en méditerranée”, (vencedor do Grande Prémio da Academia Charles Cros) ou
“Suerte”, com o sírio Abed Azrié, Pedro Aledo tem-se desdobrado, ao longo da
sua carreira, e surpreendido o mundo da música.”
(05) Arvoles (3:23) “Tres cuerpos, una alma”
(11) Sepharabe (3:48) “D’île en île”
(13)
Separation (3:34) “D’île en île”
(09)
En la mar ay una torre (3:01) “Sortilèges des musiques méditerranéennes”
(07)
Naoubah (Extraits) (3:57) “Sortilèges des musiques méditerranéennes”
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