domingo, 4 de março de 2012

51. Anoushka Shankar (Índia) / Catherine Braslavsky & Joseph Rowe (França)

Encantos da Alma (04/03/2012)
1.ª hora: Anoushka Shankar (Índia)  
Anoushka Shankar é uma compositora britânica de origem indiana especialista no sitar. Do pai, Ravi Shankar, Anoushka não herdou apenas o nome, mas também o talento, a sensibilidade e o profundo respeito pelas tradições da música indiana. Com apenas 13 anos, deu o primeiro concerto em Nova Deli e desde então a sua carreira não parou de crescer, não apenas como sitarista, mas também como pianista clássica ou diretora musical.
Personalidade musical multifacetada, com raízes na música erudita indiana, Anoushka Shankar tem, no entanto, explorado os cruzamentos entre a música indiana e uma variedade de géneros, incluindo a música electrónica, o jazz, o flamenco e a música erudita ocidental. Da discografia de Anoushka Shankar, constam Anoushka (1998), Anourag (2000), Rise (2005), nomeado para um Grammy na categoria de Melhor Álbum Contemporâneo de World Music, Breathing Under Water (2007), e Traveller (2011), para além do registo ao vivo Live at Carnegie Hall(2001) e de um remix de Rise.
Terá sido em “Traveller”, o seu novo projeto para a Deutsche Grammophon, que Anoushka mais abriu os ouvidos ao resto do mundo, ao juntar a apaixonante e diversificada música de Espanha às vibrantes e milenares formas da tradição clássica indiana. Mapeando os aspetos comuns da jornada cigana, desde o Rajastão até à fixação no país vizinho, atravessando os territórios do Irão, do Iraque e da Arménia, Anoushka restabelece, assim, uma ligação interrompida há mais de mil anos, entre as músicas espanhola e indiana.”



(11) Bhairavi (10:27)
(06) Boy meets girl (4:56)
(10) Casi Uno (5:28)
(03) Krishna (5:51)

Catherine Braslavsky, após ter concluído um mestrado em matemática e biologia, resolveu dedicar-se inteiramente à música, a partir de 1985. Nos anos seguintes, estudou as técnicas do canto clássico e posteriormente o canto gregoriano e o canto medieval, nomeadamente o repertório da abadessa Hildegard von Bingen. Até 1995, Catherine praticou canto harmónico com David Hykes e tornou-se membro do seu coro e professora assistente nas suas oficinas. Desde então, atraída pela música indiana, Catherine Braslavsky estudou a tradição clássica do sul da Índia e tem-se dedicado à pesquisa nos domínios da música antiga (judaica, egípcia, mesopotâmica, grega e cristã primitiva) e das tradições musicais contemporâneas.
De origem americana, Joseph Rowe estudou filosofia da religião, psicologia transpessoal e guitarra clássica, bem como a técnica da execução do oud com Hamza El Din, um famoso mestre núbio. Rowe interagiu, ainda, com outros músicos árabes e com músicos persas e aprendeu e executou com músicos do Congo e com dervishes do Médio Oriente, bem como com percussionistas e curandeiros afro-brasileiros.
Em 1991, Catherine Braslavsky e Joseph Rowe, pontualmente acompanhados por Thierry Renard, iniciaram um trabalho em conjunto. Para além de outras realizações, gravaram vários discos: Alma Anima, um registo onde restauram em novos moldes o canto litúrgico, “a capella”, da Igreja Católica Romana; Un jour d'entre les jours…, em que imaginam um dia num mosteiro medieval; Credo, um registo em que os intérpretes fazem uma confluência das religiões abraâmicas, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo e que por solicitação dos autores, apenas deve ser adquirido diretamente no site do projeto (http://www.naturalchant.com); de Jerusalém a Cordoua, uma celebração das tradições religiosas e místicas do Mediterrâneo, desde o antigo judaísmo ao cristianismo e islamismo medievais; Chartres, um registo ao vivo, dedicado à música sacra antiga e contemporânea; e The Marriage of the Heavens and the Earth, que se debruça sobre o repertório da abadessa beneditina Hildegard von Bingen, do século XII.”
(05) Mwashah: lama bada yatathanna (3:20) “de Jérusalem à Cordoue”
(07) Jubilate Deo (1) (2:52) “Alma Anima”
(05) Beati (3:56) Un jour d'entre les jours…
(07) Thomas Gospel Dervishes (5:18) “Credo”
(03) Psaume (6:10)Credo

Sem comentários:

Enviar um comentário