domingo, 24 de fevereiro de 2013

83. Alim Qasimov (Azerbaijão) / Pedro Aledo (Espanha)



Encantos da Alma  (24/02/2013)
1ª hora: Alim Qasimov (Azerbaijão)
Alim Qasimov, reconhecido como a “Voz do Povo” do Azerbaijão, conquistou o prémio da música da UNESCO em 1999, tem sete discos editados fora do seu país e é considerado o expoente máximo e principal embaixador do mugham, a complexa poesia musical da tradição azeri. No entanto, Alim Qasimov é também um inovador que não se acomodou ao estatuto de estrela, procurando antes renovar a herança musical do Azerbaijão, sem cair, porém, nas soluções de compromisso com o ocidente.
Tal como o maqam turco ou persa, a arte musical do mugham, no Azerbaijão, surgiu da confluência das correntes árabe, persa e bizantina e remonta ao século XI. Nessa arte musical azeri, a carga emocional é tão importante como a técnica vocal. Para quem a voz profunda e dramática até à exaustão de Alim Qasimov, for, mesmo assim, uma ementa demasiado árida, existe em alguns dos seus discos, uma variante igualmente profunda e prodigiosa, mas bastante mais melodiosa, a da sua filha Ferghana Qasimova.
Da discografia de Qasimov, destacam-se os registos The Legendary Art of Mugham, onde o músico se debruça sobre o mugham, a tradição clássica do Azerbaijão que se desenvolve através da improvisação, baseada num sistema modal; e  Love’s Deep Ocean”, onde o repertório clássico do mugham cede lugar a canções populares e aos cânticos bardos ashiq e onde utiliza para além da instrumentação habitual (o tar - alaúde, o daf - tambor e a kamancheh - o violino), outros como o clarinete, balaban (instrumento cordofone de caça) e a nagara (tambor duplo ressonante).”
(03) Getme Getme / Aman Avdji (10:00) The Legendary Art of Mugham
(04) Mugham Qatâr  (9:21) Love’s Deep Ocean

2ª hora: Pedro Aledo (Espanha)
Pedro Aledo nasceu na região de Murcia, em Espanha, tendo-se mudado para França para se dedicar à música e, mais recentemente, à fotografia artística e à pintura. O seu percurso artístico incide sobre repertórios diversos, com especial incidência sobre a evocação tripartida das três culturas que se cruzaram em Espanha, durante o século XIII: a cristã, a árabe e a sefardita.
Apaixonado pela música antiga e pelas culturas do mundo, em particular pelas culturas musicais mediterrânicas, Pedro Aledo foi elaborando programas em torno da guitarra solo e da voz, embora também tenha gravado discos e atuado em trio, quinteto e com formações com até 25 músicos. O conteúdo desses programas abarca repertório em espanhol, francês, grego, italiano, corso, turco, árabe, provençal ou catalão e incide sobre composições próprias, cantos tradicionais, música medieval e peças para guitarra e outros instrumentos.
A discografia de Pedro Aledo é rica e variada: Desde o registo “Apériludes”, com composições pessoais em guitarra solo, a “Coplas Sefardies” de Alberto Hemsi para canto e piano, passando por “D'île en île”, “Tres curpos una alma”, “Fusion méditerranée”, “Cantos antiguos y cantos nuevos”, “Sortilèges des musiques méditerranéennes”, “Noël en méditerranée”, (vencedor do Grande Prémio da Academia Charles Cros) ou “Suerte”, com o sírio Abed Azrié, Pedro Aledo tem-se desdobrado, ao longo da sua carreira, e surpreendido o mundo da música.”
(05) Arvoles (3:23) “Tres cuerpos, una alma
(11) Sepharabe (3:48) D’île en île
(13) Separation (3:34) D’île en île
(09) En la mar ay una torre (3:01) Sortilèges des musiques méditerranéennes
(07) Naoubah (Extraits) (3:57) Sortilèges des musiques méditerranéennes
(02) Que por al non deves (3:36) “Tres cuerpos, una alma"
 

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