domingo, 16 de outubro de 2011

31. Tinariwen – “Tassili” (Touaregs/Mali) / Musica Officinalis (Itália)

Encantos da Alma (16/10/2011)
 Destaques:
1.ª Hora: Tinariwen – “Tassili” (Touaregs/Mali)
Os Tinariwen, aqui destacados em Dezembro de 2010, são, de novo, notícia, uma vez que acabaram de editar Tassili, o seu quinto registo, e actuaram novamente em Portugal, desta vez no Teatro Municipal de Vila do Conde, no dia 4/10.
Provenientes da região de Kidal, a nordeste do Mali, os Tinariwen são um grupo de Touaregs, berberes nómadas do Sahara, liderados pelo músico Ibrahim Ag Alhabib. Depois de The Radio Tisdas Sessions(2001), Amassakoul” (2004), Aman Iman/Water is Life” (2007) e Imidiwan/Companions (2009), o novíssimo Tassili(2011 Wedge), enriquecido com as colaborações dos TV on the Radio e de Nels Cline (dos Wilko), traz-nos, uma vez mais, a música norte-africana das regiões próximas do Sahara, injectada com blues, psicadelismo e acid-rock em doses suficientes para que as guitarras e as fabulosas vozes masculinas e femininas, desta vez mais intimistas, pareçam, ainda assim, saídas de um outro planeta.
(02) Assuf D Alwa (4:14)
(04) Ya Messinagh (5:30)
(05) Walla Illa (4:55)
(08) Tamiditin Tan Ufrawan (3:05)

2.ª Hora: Musica Officinalis (Itália)
“O grupo italiano Musica Officinalis, fundado na primavera de 1997, tem-se dedicado, de uma forma original, à exploração dos sons entre a música antiga e a música tradicional de vários locais. Caracterizam a banda o seu espírito de liberdade, nomeadamente na interpretação, no sentido de experimentação, na gestão do repertório e na procura de uma empolgante vitalidade interpretativa.
Com experiências musicais diversificadas, tais como em estudos clássicos, escolas de música popular ou pesquisa etnomusicológica, os Musica Officinalis criaram, ao longo dos tempos, uma programação multifacetada, editando discos e realizando shows dinâmicos em numerosas exposições, concertos, festivais e concursos por toda a Itália e também no exterior.
Até à data, os Musica Officinalis editaram quarto registos: Aqua Mater” (2000), dedicado às mulheres da época medieval; Amorei - d’amore e di passione” (2004) sobre o amor e a paixão na Idade Média; "Sedjanki - songs around the fireplace" (2006), abordando as músicas dos Balcãs e do Médio Oriente; e Rosa bianca e vermiglia” (2010), dedicado à música antiga e à música tradicional da península itálica. Desses discos vamos ouvir quatro temas, num total de aproximadamente 20 minutos de música.”
(01) Quantas sabedes amar/Ondas do mar (7:29) "Aqua Mater"
(07) Ay Deus (4:45) "Amorei”
(11) Mariam matrem virginem (Até 3:07) "Amorei”
(11) Los sept goytx (3:56) "Aqua Mater"

Sem comentários:

Enviar um comentário