domingo, 4 de setembro de 2011

Pausa de Verão!


A emergência das Web rádios trouxe aos utilizadores da Internet a possibilidade de acederem a mais informação, cultura e entretenimento. Amantes da música - em particular das "músicas do mundo", da música antiga (pré-renascentista) e das miscigenações -, resolvemos, então, proceder à fascinante cruzada de a divulgar, através da Net. Surgiu, assim, no domingo à noite, o espaço “EnCantos da Alma”, um lugar de viagens e de cânticos e de sons perdidos no fundo dos tempos, com polirritmos do vento e da chuva, respirações do corpo e do espírito, urros e sussurros, rituais e evocações…
Ao longo de trinta semanas, fizemos outros tantos programas documentados, destacámos sessenta grupos e/ou intérpretes das tendências menos conhecidas (mas, indubitavelmente, das mais interessantes do mundo da música) e fizemos autênticas viagens no tempo e no espaço. Das 21 às 22 horas, por aqui desfilaram as músicas tradicionais de todos os cantos do mundo, desde Tuva ao Mali e desde a etnia Sáami da Lapónia ao povo Saharaui do Sahara Ocidental; das 22 às 23 horas, por aqui passaram, entre outras, as interpretações da música da Antiguidade (Suméria, Egipto, Grécia e Roma), a música do Império Carolíngio e a música medieval (as Cantigas de Santa Maria, os Trovadores, o Llibre Vermell de Montserrat, as Cantigas de amigo, Hildegard von Bingen, Carmina Burana, a música sefardita, os cantos sufis e bizantinos...).
Não podemos deixar de agradecer aos inúmeros ouvintes que nos acompanharam ao longo das emissões e que, com as suas sugestões e críticas, nos foram incentivando a continuar e a melhorar. Do Minho ao Algarve e da Madeira e Açores, da Grécia, Turquia, Suíça, Suécia, Polónia, EUA… enfim, muitos foram os contributos e incentivos que recebemos!
Fazemos agora uma pausa, mas prometemos regressar em finais de Setembro/inícios de Outubro! Reforçaremos a equipa e voltaremos com mais propostas de programas. Por outro lado, melhoraremos os meios técnicos e apresentaremos um novo visual. Esforçar-nos-emos para que possam usufruir de mais oásis que encantem (ainda mais) a alma! Boas férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário