quinta-feira, 1 de setembro de 2011

21. Djelimady Tounkara (Mali) / New Orleans Musica da Camera (EUA)


Encantos da Alma (01/05/2011)
 Destaques:
1ª Hora: Djelimady Tounkara (Mali)
“Nascido na culturalmente rica cidade de Kita, a oeste de Bamako, a capital do Mali, Djelimady Tounkara cresceu no mundo da música tradicional, uma vez que fazia parte de uma família de griots, trovadores e contadores de histórias. Na juventude, Djelimady aprendera a tocar djembe, tambor e ngoni, um alaúde semelhante ao banjo, mas quando se mudou para Bamako, nos anos 60, Djelimady começou a tocar guitarra numa banda patrocinada pelo governo, a Orchestre Misira, onde se destacou. Daí a enquadrar a prestigiada Orquestra Nacional como guitarrista, uma grande honra para o então jovem, foi um passo.
Na vida adulta, Djelimady Tounkara dedicou-se a transformar as tradições ancestrais do Mali em música pop para dançar. Tornou-se, então guitarrista e líder do mais prestigiado grupo de rock mandinga, a Super Rail Band. Ao mesmo tempo, continuou a trabalhar em contextos mais tradicionais, apoiando os grandes cantores griot do Mali em discos, concertos e cerimónias de baptismo ou casamento.
Depois de ter formado o trio acústico Bajourou, Djelimady Tounkara encetou uma carreira a solo e editou Sigui (Label Bleu, 2001) - registo que lhe rendeu o prémio na categoria “Música - África” da “BBC Radio 3” - e Solon Kôno (Marabi, 2005).”
(01) Mande Djeliou (5:05) “Sigui”
(01) Fanta Bourama (5:47) “Solon Kôno”
(03) Sigui (5:00) “Sigui”
(02) Ikadigné (4:43) “Solon Kôno”

New Orleans Musica da Camera é a mais antigo ensemble dedicado à música, ainda activo nos EUA. Fundado em 1966 por Milton Scheuermann, com o objectivo de pesquisar e interpretar a música dos séculos X ao XVI, o grupo tem-se dedicado a tornar a música desse período conhecida dos ouvintes do século XXI. Usando técnicas de performance historicamente documentadas, bem como reproduções de instrumentos da época (muitos deles construídos pelo próprio Scheuermann), o New Orleans Musica da Camera usa, também, as suas próprias transcrições musicais a partir das fontes manuscritas originais. Em 1994, o New Orleans passou a enquadrar a Vox Feminæ, um ensemble vocal feminino fundado por Thaïs St. Julien, que se focaliza em canções medievais e em canto, com interesse especial para ou acerca das mulheres.
Musica da Camera tem sido galardoado com variadíssimos prémios, ao longo dos anos, quer em New Orleans, quer nos EUA. Até à data, editou para a Centaur Records, cinco registos: Satires, Desires & Excesses (com cantigas do manuscrito Carmina Burana, do século XIII); Natus Est” (com temas sobre as celebrações do Natal); The Cross of Red (com temas de amor e de guerra do tempo dos Cruzados); Maiden, Mother, Muse (sobre as mulheres das Cantigas de Afonso X); e Les Motéts d'Arras(dedicado às cantigas de Arras).”
(02) Quena Virgen bem servir (5:40) “Maiden, Mother, Muse”
(14) Saltarello (2:04) “The Cross of Red”
(15) Muito deveria (0:39-6:28) “Maiden, Mother, Muse”
(01) Dum Pater Familias (5:22) “The Cross of Red”

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