sábado, 3 de setembro de 2011

28. Sainkho Namtchylak (Tuva) / Zefiro Torna (Bélgica / Finlândia Medieval)


Encantos da Alma (19/06/2011)
 Destaques:
1ª Hora: Sainkho Namtchylak (Tuva)
“Natural de Tuva, Sainkho Namtchylak é uma representante da nova tendência baptizada pela dupla Joseph Celli/Jin Hi Kim como No World, isto é, música contemporânea, criativa e aberta, que abrange jazz avant garde, electrónica e influências da música tradicional. Enraizada na terra, não devido a qualquer propósito conservacionista, mas porque toda a criação musical deve ter em conta o seu passado e a sua geografia, a voz de Sainkho evidencia uma forte componente expressiva, por vezes à beira do sussurro, outras próxima do grito ou do gemido. 
Sainkho utiliza a garganta como um instrumento e é exímia a cantar em overtone. Embora as influências siberianas dominem, exercem impacto na voz de Sainkho as raízes turcas compartilhadas com a Mongólia, os Uigures de Xinjiang e os estados da Ásia Central; os grupos étnicos nómadas da Sibéria e outros grupos minoritários do oeste dos Montes Urais; e as populações provenientes da Ucrânia e Tartaristão estabelecidas em Tuva. A tese de Sainkho, produzida enquanto estudava voz na Universidade de Kyzyl e no Instituto Gnesins em Moscovo, focou-se nas músicas lamaístas e cultas dos grupos minoritários da Sibéria, e a sua música com frequência mostra as tendências do estilo de cantar imitativo do estilo dos Tungus. De Sainkho, vamos passar temas de 6 dos seus discos, a começar pelo novíssimo Cyberia”.
(02) Sagly hadipchidir-la boor… (2:02) “Cyberia” (2011 Ponderosa)
(04) Midnight Blue (2:00) “Naked Spirit” (1999 Amiata)
(07) Kaar Deerge (2:24) “Who stole the sky?” (2003 Ponderosa)
(03) Kaar Deerge Chouvulangnig (4:50) “Time Out” (2001 Ponderosa)
(07) Old Melodie (4:11) “Stepmother City” (2000 Ponderosa)
(01) Tanola Nomads (6:00) “Out of Tuva” (1993 Crammed)

2ª Hora: Zefiro Torna (Bélgica)
Zefiro Torna é um ensemble oriundo da Flandres (Bélgica), cujo nome expressa, de forma alegórica, como o deus mitológico do vento do Oeste, Zephyrus, conseguia sempre expulsar os Invernos frios.
Se bem que tenham editado sete registos, o disco que aqui se destaca é o brilhanteDe Fragilitate: Piae Cantiones (2007 Et’Cetera), uma colecção de cantos escolares e cânticos religiosos provenientes da Finlândia medieval, premiado com o prestigiado Diapason d’Or. De Fragilitate (Hymns from medieval Finland) baseia-se na compilação “Piae Cantiones ecclesiasticae et scholasticae veterum episcoporum”, com 74 canções em latim da Idade Média tardia, reunidas por Jacobus Finno e publicada em 1582 pelo aristocrata finlandês Theodoricus Petri Nylandensi.
Muitas das canções e melodias de “Piae Cantiones” são originárias da Europa Central mas algumas parecem ter sido escritas em países nórdicos. Existe uma controvérsia sobre se a obra total deva ser atribuída à Suécia ou à Finlândia, uma vez que, na altura da publicação, a Finlândia era parte integrante da Suécia.
Apesar de ter sido publicada em 1582, a melodia de Piae Cantiones é medieval por natureza. A tradução finlandesa de Piae Cantiones por Hemming of Masku é considerada a primeira obra de hinos da Finlândia, ainda que Piae Cantiones seja mais um produto da cultura católica medieval que um produto de uma só nação.
Os Zefiro Torna interpretam as Piae Cantiones com réplicas de instrumentos do século XV e são acompanhados, entre outros, pelo finlandês Timo Väänänen (do grupo folk Loituma), no kantele nórdico e pelo Antwerp Cathedral Choir.”
(02) Salve flos et decor (4:16)
(14) Cum Sit Omnis Caro Foenum (3:02)
(06) Personent Hodie (1:30)
(21) Tempus Adest Floridum (1:42)
(15) Scholares Convenite (3:35)
(20) In Vernali Tempore (2:43)
(22) Kaikki maailma riemuitkohon (3:15)

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