domingo, 4 de setembro de 2011

30. Mor Karbasi (Israel/Inglaterra) / Capilla Antigua de Chinchilla (Espanha)

Encantos da Alma (03/07/2011)
 Destaques:
1ª Hora: Mor Karbasi (Israel/Inglaterra)
Mor Karbasi é uma jovem israelita, com raízes familiares distantes na Península Ibérica, em Marrocos e no Irão. Tendo-se radicado no Reino Unido, onde iniciou a sua carreira musical, enveredou por uma carreira parecida com a de Yasmin Levy, que já aqui destacámos. Com efeito, Mor Karbasi tem procurado recriar as canções que os judeus levaram da Península Ibérica e que continuaram a desenvolver, juntando-lhes elementos musicais dos muitos países por onde passaram, desde o norte de África ao Médio Oriente e à Europa central e de leste, depois da expulsão e da fuga à Inquisição. No entanto, Mor Karbasi inclui, também, no seu repertório, composições da sua autoria (em parceria ou não) ou da de Shoshana Karbasi (a mãe), bem como uma canção tradicional da Galiza. Fá-lo em ladino (a língua dos judeus da Península Ibérica), mas também em espanhol, hebraico e, ocasionalmente, em Inglês. Musicalmente, funde a música sefardita com o flamenco e o fado, embora o faça sobretudo com a música pop.
Até à data, editou apenas os álbuns, The Beauty and the Sea(2008 Mintaka) e Daughter of the Spring (2010 Alama). Apesar disso, Mor Karbasi é já uma presença bastante assídua nos principais festivais de world music, tendo já actuado em Portugal, no FMM Sines, em 2009. Agora, chegou a vez de actuar aqui, em Encantos da Alma”.
(01) Roza (4:21) “The Beauty and the Sea”
(11) El Pastor (4:45) “Daughter of the Spring”
(13)  Judia (5:25) “The Beauty and the Sea”
(06)  Morenika Sos (5:09) “Daughter of the Spring”

2ª Hora: Capilla Antigua de Chinchilla (Espanha) 
“O ensemble Capilla Antigua de Chinchilla foi fundado em 2002 em Albacete (Espanha) pelo tenor José Ferrero, com o intuito de estudar a música antiga, sobretudo a albacetense, de a fazer renascer e de a divulgar. Centrando a sua intervenção na realização de concertos e na edição de registos fonográficos, o grupo rapidamente granjeou reconhecimento internacional. As gravações e as actuações da Capilla incluem a música do Cancionero de Afonso X, rei de Leão e Castela (1221-1284), a Paixão Cantada de Chinchilla, obras de Ginés de Boluda (que serviu nas catedrais de Cuenca e Toledo no século XVI), motets e hinos do Renascimento, a música dos peregrinos da Idade Média e o repertório dos judeus sefarditas expulsos da Península Ibérica. 
Da discografia da Capilla Antigua de Chinchilla dedicada à Idade Média, salientam-se os álbuns “Música Medieval Albacetense” (Ars Harmonica, 2008), “Io Son Un Pellegrin: El Caminar En La Musica Medieval” (Columna Música, 2008) e “Endechar: Lament for Spain (Sephardic Romances and Songs)” (Naxos, 2010)”.
(05) Prólogo (5:15) Música Medieval Albacetense
(12) En la mar hay una torre (4:31) “Endechar: Lament for Spain”
(02) Hija mia mi querida (3:17) “Endechar: Lament for Spain”
(12) La rosa enflorese (6:05) “Io Son Un Pellegrin”

Sem comentários:

Enviar um comentário