sexta-feira, 2 de setembro de 2011

23. Hedningarna (Suécia) / Speculum (Espanha)

Encantos da Alma (15/05/2011)
 Destaques:
1ª Hora: Hedningarna (Suécia)
“O grupo Hedningarna, da Suécia, que enquadra duas vocalistas finlandesas (Sanna Kurki-Suonio e Tellu Paulasto), faz uma música que abrange uma geografia vasta de sons e de emoções, que ora apontam para o leste em compassos impossíveis, ora explodem em binários de apelo imediato. Um fogo incontrolável parece possuir estes demónios à solta, responsáveis pela criação de uma nova música tradicional. De uma harpa de granizo às erupções de uma “hardingfele” (rabeca esculpida directamente num tronco de árvore), da pujança da sanfona-baixo inventada por Anders Stake, o multi-instrumentista do quinteto, às vozes de querubin, uma sensação de frescura e de força surge a cada momento, na música dos Hedningarna.
Sem contar com um disco de misturas (“Kruspolska SASHA mixes, de 1994) e com uma compilação (1989-2003”, lançada em 2003), os Hedningarna editaram seis discos: Hedningarna (1989), Kaksi! (1992), Trä (1994), Hippjokk (1997) e Karelia Visa (1999). Todos eles contêm as tradições e os mitos escandinavos, que os Hedningarna, sabiamente souberam recuperar para a actualidade como algo de radicalmente inovador.”
(09) Tuuli (5:37) “Trä”
(10) Skamgreppet (2:54) “Kaksi!”
(11) Grodan/Widergrenen (4:54) “Kaksi!”
(08) Viima (4:59) “Karelia Visa”

2ª Hora: Speculum (Espanha)
“Dirigido por Ernesto Schmied, um especialista em flautas históricas, o grupo espanhol Speculum tem-se dedicado, desde 1996, ano da sua formação, à recuperação da música da Idade Média em diante. Centrando-se, preferencialmente, na Ars Hispanica, os Speculum têm contribuído decisivamente para o conhecimento de um património tão raramente explorado, mas de primordial importância no panorama da música antiga.
Debruçando-se sobre diversos manuscritos europeus, os Speculum encetam um minucioso trabalho de pesquisa e utilizam vozes e instrumentos perfeitos para traçar as linhas da arquitectura musical medieval, renascentista e barroca.
Até à data, os especialistas da Ars Nova espanhola editaram nove registos fundamentais: Fumeux fume par fumee (1998), premiado com o prestigioso Choc de Le Monde de la Musique; Il Grant Desio e la Dolce Esperanza (2006), o primeiro disco dedicado integralmente ao Cancioneiro do Escorial; Cancionero de El Escorial (2007) uma colaboração dos Speculum com o fantástico contratenor Carlos Mena;Ars Mediterranea (2008), um variado repertório musical das diferentes expressões do Mediterrâneo; O Rosa Bella, Cancionero de El Escorial, Vol. III(2008); "Live" (2009); “Splendor (2009), o quarto registo sobre o Cancioneiro do Escorial; La flor d’açó (2010), dedicado à música da coroa aragonesa; e “Sospiri” (2010), o volume V dedicado ao impressionante cancioneiro que se alberga na Biblioteca do Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial.”
(03) Los set gotxs (2:24) “La flor d’açó”
(04) Dansa (2:39) “La flor d’açó”
(13) Tre fontane (4:10) “Sospiri”
(13) Amours me fait commencier (4:53) “Ars Mediterranea”
(15) De tous bien playne (4:49) “Splendor”

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