sexta-feira, 2 de setembro de 2011

25. Taffetas (Guiné-Bissau/Suíça) / Synaulia (Itália / Roma Antiga)


Encantos da Alma (29/05/2011)
 Destaques:
1ª Hora: Taffetas (Guiné-Bissau/Suíça)
“O grupo Taffetas é constituído por três elementos, Marc Liebesking (guitarra acústica) e Christophe Erard (baixo), ambos suíços, e Ibrahima Galissa (kora), da Guiné-Bissau. Impressionado com o talento dos três músicos num concerto, em 2003, em Londres, o produtor Stephane Malca sugeriu a introdução de uma voz à base instrumental dos Taffetas, para alargarem, assim, os horizontes da fascinante fusão global. Foram, então, convidadas três vocalistas: Francesca Cassio (Itália) e, mais tarde, Fatoumata Dembélé (Burkina Faso) e Nana Cissokho (Senegal).
Em 2004, os Taffetas editaram um registo sem título para a Most Records, (reeditado dois anos depois pela Rasa Music com o nome de Fanta”) e, em 2007, editaram Cameleon para a New Healing Sounds.
Baseando-se, sobretudo, nas belíssimas texturas e nos rendilhados da kora, a harpa de 23 cordas da África Ocidental, os Taffetas mergulharam em variadíssimos estilos musicais e em diferentes culturas e encetaram viagens de sonho. Pedaços de jazz, piscadelas às ragas indianas, aproximações aos blues, namoros às mornas e casamentos com a música erudita europeia podem ser ouvidos nos fascinantes discos dos “Taffetas”, infelizmente pouco conhecidos do grande público”.
(01) Fano Keita (7:46)
(02) Saudade do meu amor (8:50)
(05) Fanta (5:05) 




2ª Hora: Synaulia (Itália / Roma Antiga)
“J. E. Scott, no volume dedicado à Antiguidade Clássica do New Oxford History of Music, considera que, embora se não possa dizer que falte material para estudar a música do mundo romano clássico, é também certo que a maior parte se refere mais aos instrumentos musicais que à música propriamente dita. De facto, chegaram até nós iconografias de instrumentos, mas não foram preservadas quaisquer notações musicais que nos ajudem a reconstruir a música da Roma Antiga. Facilmente identificáveis nos documentos dos romanos antigos, para além dos instrumentos de percussão e de sopro, encontram-se instrumentos de cordas, bem como órgãos hidráulicos. Por outro lado, as Tympana, uma espécie de tambores da Roma Antiga, são ainda hoje usadas ao longo do Mediterrâneo e no Médio Oriente.
Ao longo de mais de 20 anos, o italiano Walter Maioli, nos últimos anos juntamente com o grupo Synaulia, dedicou-se à recolha, à música, à dança e ao teatro, usando exclusivamente instrumentos da Roma Antiga. Editou, então, Music from Ancient Rome, Volume I: Wind Instruments (1996) e Music from Ancient Rome, Volume II: Sting Instruments (2002), ambos para a Amiata Records.
Os Synaulia situam o seu trabalho sobretudo na época imperial, particularmente no tempo do Imperador Adriano (ele próprio um músico e flautista), quando Roma era o centro cosmopolita por excelência, habitada por cantores, dançarinos e músicos, provenientes de todas as partes do império, da Grécia ao Egipto e da Síria à Espanha.”
(07) Imperium (3:34) “Volume I: Wind Instruments”
(02) Ludus (5:10) “Volume II: Sting Instruments”
(05) Symphoniaci (5:50) “Volume II: Sting Instruments”
(05) Magna Mater (2:30) “Volume I: Wind Instruments”
 

Sem comentários:

Enviar um comentário