quinta-feira, 1 de setembro de 2011

22. Kotchnak (Arménia) / Ensemble Wayal (Holanda/França)

Encantos da Alma (08/05/2011)
 Destaques:
1ª Hora: Kotchnak (Arménia)
“Os Kotchnak, conhecidos até 1987 como Ensemble de Música Arménia, começaram em 1976 como um duo, tornaram-se num quarteto e, mais tarde, num quinteto. Dedicam a sua existência a interpretar cantos tradicionais arménios, bem como cantos dos achough (trovadores), sobretudo de Sayat Nova, que viveu no século XVIII. Curiosamente nenhum dos elementos dos Kotchnak nasceu na Arménia. Virginia Kerovpyan é de Washington, Anouch Donabédian de Marselha, Rouben Haroutunian de Teerão, Madjid Khaladj de Ghazvin (Irão) e Aram Kerovpyan de Istanbul.
Os Kotchnak começaram por editar Chants Populaires Arméniens (1997 Al Sur), um registo com temas folk que expressam a vida das comunidades rurais, nomeadamente as relações quotidianas entre os camponeses e a natureza que os envolve. Editaram depois Chants de Sayat Nova (2000 Al Sur), dedicado ao músico e poeta Aruthin, que nasceu em 1722 em Tiflis, a capital da Geórgia, adoptou o título de achough e tomou o nome de Sayat Nova, o “Mestre dos Sons” em persa.”
(05) Belbouli Hit (5:18) “Chants de Sayat Nova”
(01) Yis Kou Ghimeten Tchim Guidi (6:42) “Chants de Sayat Nova”
(02) Mokats sarér (5:53) “Chants Populaires Arméniens”
(08) Gulizari voghpe (4:53) “Chants Populaires Arméniens”

2ª Hora: Ensemble Wayal (Holanda/França)
“O Ensemble Wayal é um trio constituído pela holandesa Nannette Van Zanten, pela andalusa Hayet Ayad (filha de berberes de Kabyla, na Argélia) e pela francesa Nathalie Waller. O trabalho do ensemble incide sobre a música sacra e profana dos séculos XI ao XIV, principalmente sobre as canções dos trovadores da Occitânia, os romances sefarditas e as Cantigas de Santa Maria, da Baixa Idade Média. Debruça-se, ainda, sobre algumas canções tradicionais, nomeadamente da Anatólia, dos Balcãs e do Azerbaijão.
O trabalho do Ensemble Wayal baseia-se numa investigação meticulosa das fontes antigas e na posterior interpretação, fruto do livre fruir da intuição e sensibilidade. Tal como as demais interpretações da música medieval, pode não corresponder exactamente à música que se escutava há nove ou dez séculos atrás, mas o ensemble abre mais uma porta para o conhecimento da fascinante música da Idade Média.
O Ensemble Wayal começou como Duo Wayal (com Nannette Van Zanten e Hayet Ayad) editando nessa fase o registo Voix de la Mediterrannee Medievale (1992 Disques du Solstice), com cantigas e romances dos séculos XII e XIII. Evoluiu, depois para trio e editou, nesse período, Cantigas et Romances (1995 Disques du Solstice), com cantos de amor e de sabedoria dos séculos XI ao XIV.”
(04) O ke mueve mezes (4:22) Cantigas et Romances
(13) A que por nos salvar (4:11) “Cantigas et Romances”
(06) Que por al não deves (2:24) “Cantigas et Romances”
(13) Des oge mais (3:34) Voix de la Mediterrannee Medievale
(06) El rey de Francia (3:59) “Voix de la Mediterrannee Medievale”
(17) Como poden (2:59) “Voix de la Mediterrannee Medievale”

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