quinta-feira, 25 de agosto de 2011

03. Tinariwen (Touaregs/Mali) / Música Antiga da UFF (Brasil)

Encantos da Alma (19/12/2010)
 Destaques:
1ª Hora: Tinariwen (Touaregs/Mali)
“Provenientes da região de Kidal, a nordeste do Mali, os Tinariwen são um grupo de Tuaregues, berberes nómadas do Sahara, liderados pelo músico Ibrahim Ag Alhabib. No início eram três exilados entre as populações refugiadas em fuga do regime opressivo do Mali. Acolhidos num campo de treino militar de Kadafi, os Tinariwen aprenderam a lidar com armas, mas também com guitarras eléctricas, constituindo-se como grupo em 1979. As suas primeiras composições funcionaram como propaganda política dos rebeldes, e só em 2001 os Tinariwen ganharam identidade artística com a edição de The Radio Tisdas Sessions. Em 2004 os Tinariwen surpreenderam o mundo com a edição de Amassakoul, um registo que mistura com sabedoria as sonoridades tradicionais tuaregues, mandingas, gnawas e árabes com os legados de gente como Chuck Berry, John Lee Hooker e Jimi Hendrix. Em 2007, editaram Aman Iman: Water is Life e em 2009 Imidiwan: Companions e, de novo, a música norte-africana das regiões próximas do Sahara surge-nos injectada com blues, psicadelismo e acid-rock em doses suficientes para que as guitarras e as fabulosas vozes masculinas e femininas que cantam manifestos políticos pareçam saídas de um outro planeta.”
(12) Chabiba (3:20) “Imidiwan: Companions”
(08) Mataraden Anexan (5:45) “The Radio Tisdas Sessions”
(03) Matadjem Yinmixan (5.43) “Aman Iman: Water is Life”
(03) Chatma (5:36) “Amassakoul”

2ª Hora: Música Antiga da UFF (Brasil)
“O ensemble brasileiro Música Antiga da UFF surgiu em 1981 com o objectivo de investigar e de transmitir a música, a cultura e a visão do mundo da Idade Média e do Renascimento. Para fazer face às naturais dificuldades de conhecimento de um repertório com tão escassas fontes e tão distante no tempo (sobretudo para músicos de um país que existe como tal, apenas a partir de 1822), os membros do grupo trabalharam na pesquisa bibliográfica e discográfica disponíveis na actualidade. Por outro lado, muniram-se de réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos, de modo a que a sua produção se aproximasse, o mais possível, do ideal sonoro da época.
Ao longo de quase três décadas de existência, os integrantes do grupo Música Antiga da UFF estudaram nos EUA e na Europa, adquiriram novos instrumentos, partituras e conhecimentos e especializaram-se na linguagem da música medieval e renascentista. Desde então, deram mais de 500 concertos por todo o Brasil, participaram em programas de rádio e televisão, criaram bandas sonoras e videoclips, organizaram cursos, festivais e feiras renascentistas e editaram seis discos extraordinários. Dos três mais significativos, "Cânticos de Amor e Louvor" (1997), com cantigas de amigo do supremo trovador de Vigo, Martin Codax, e com cantigas de louvor a Santa Maria de Afonso X, o Sábio; "A Chantar - Trovadoras Medievais”, o resultado do interesse do ensemble em mostrar um pouco do passado literário-musical feminino na França medieval; e “Medievo-Nordeste” (2004), um original trabalho de interacção entre a música medieval ibérica e músicas do folclore brasileiro, principalmente do Nordeste, vamos passar 6 temas num total de aproximadamente 20 minutos de música.”
(05) Ondas do mar de Vigo (3:26) "Cânticos de Amor e Louvor"
(02) A chantar m’er de so q’ieu no volria (6:19) "A Chantar”
(12) Santa Maria strela do dia (2:32) "Cânticos de Amor e Louvor"
(04) Amours, u trop tart me sui pris (2:27) "A Chantar”
(03) Mandad’ei comigo (4:39) “Medievo-Nordeste”
(13) Non sofre Santa Maria (4:34) “Medievo-Nordeste”

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